Pular para o conteúdo principal

A doce rotina de uma mãe

Achei a escolha das palavras para compor o título do tema abordado nesta blogagem coletiva, maravilhoso! Falo do "doce" ali antecedendo a rotina.

Grandes e queridos escritores já falaram da necessidade de lavarmos, colocarmos de molho, colocar no sol para quadra algumas palavras que vão ficando encardidas e perdendo seu significado. Rotina é uma dessas palavras.

Eu abraço a rotina, eu me alegro com a rotina. Adoro que meu coração mantenha sua rotina com os mesmos batimentos se repetindo, assim como minha respiração, inspira, expira... é rotina isso! Que meus órgãos internos não saiam de suas rotinas!

Claro que não foi assim sempre. Houve uma época que viver de segunda à quinta era chato, começava a melhorar na sexta e era catastrófico no domingo. É horrível viver assim, é um desperdício de vida achar que só aos finais de semana seremos felizes. Foi um caminho com tropeços e bom encontros para eu enxaguar a palavra rotina e encontrar doçura nela!

Com os filhos havia rotina e não havia e esse foi um outro aprendizado: mesmo sento rotineiro, cotidiano podemos estar abertos, ser flexíveis feito o bambu ao vento!




Então a gente programa uma rotina e quando vê, tem uma arte pelo caminho que já te desvia da roupa para passar e te leva para o aspirador limpar a aveia derramada no chão!

Um dentinho nascendo, uma vacina que nosso bebê mais enjoadinho também faz tudo ter que ser rearranjado.

Com os filhos pequenos havia mais correria. Hoje com eles crescidos, o mais velho morando longe, há mais tranquilidade na nossa rotina, muito por conta da independência deles - eu já não levo e busco da escola, não auxilio em tarefas escolares.

Uma pequena historinha do zen-budismo:

"Certa vez um discípulo perguntou ao seu mestre o que aconteceria depois que ele praticasse muito e alcançasse a iluminação, se haveria algo extraordinário, ao que o mestre respondeu:
 - Depois que você alcançar a iluminação continue lavando a louça.

Essa blogagem organizada pelas meninas Cris Philene do Prosa de Mãe e Tê Nolasco do Bolhinhas de Sabão para Maria, está acontecendo no vigésimo dia da chegada do coronavírus aqui no Brasil, estamos com nossas rotinas alteradas, crianças sem escola, evitando sair de casa. Talvez um bom tempo para apreciarmos a rotina tão comum, com dias bons outros nem tanto, que tínhamos antes. E que tudo se normalize o mais rápido possível!






Comentários

  1. Ana, sempre sabendo bem o sentido das palavras e trazendo texto muito legais! Adorei o história Zen e as tuas palavras, onde mostras que sempre podemos ser surpreendidos e então, nossa rotinas vão pro brejo...Que amor as fotos dos bagunceirinhos! Linda participação! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, eu também fiquei enrolada com o tempo hoje... Estamos fora da rotina rs... Mas consegui colocar todos os links e estou finalizando os comentários.
    Pois é, nem sempre a rotina é prazerosa, e é preciso ter disciplina para cumpri-la. Quando algum bagunceirinho apronta, é inevitável sair dela, mas nossos tempos de bagunceiros passou... e vendo essas fotinhas fofas dos seus, me deu muita saudade... ai ai..

    Como eu disse no meu texto e você também bem falou, rotina significa estar tudo no lugar... é a dita normalidade que a gente não quer sair dela...

    Adoro seus contos. Obrigada por mais uma doce participação... E continuemos a "lavar as louças" depois que nossos filhos tiverem grandes...
    Beijos doces

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Ana Paula!

    Gosto também da rotina. Gosto muito! Disciplina... quase militar! rsrs

    Todavia, o melhor de tudo é o que você ressalta, o deleite, o gozo que nos preenche diariamente e significa a existência.

    Beijo!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, Como vamos aprendendo com as experiências da vida, a levar com entusiasmo e pq não dizer doçuras fases de nossas vidas.
    Eu amei a história das palavras... rotina de fato identifica perfeitamente.
    Amei ver as fotos dos meninos... ah como as artes e bagunças, bagunçam a rotina... nos desviam do propósito, ao mesmo tempo é o que nos mostra estar vivos e sermos gratos pelos nossos...
    Aproveitando... Que Deus nos proteja nesses dias e que possamos mais uma vez aprender!

    Ah... e o Simba tá enorme e muito levado rsrsrs...
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Aninha.
    Que delícia passar por aqui, amei as fotos, uma linda inspiração zen budista.... Amei.
    Ana, estamos em constante aprendizado, não é mesmo...
    A rotina faz bem, dá direção, alinha, mas é sábio compreender as particularidades de cada família, de cada pessoa, de cada casa... Nada como um dia após o outro, e com gratidão a gente vai tornando tudo mais leve...
    Amei vir aqui.
    Beijinhos doces,
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana, gostei deste enxugar as palavras e sendo rotina uma palavra,
    que para muitos é maldita, e ou incômoda, como já cantava o Rei da Bossa Nova.
    Depois do varal e bem seca o doce ocupou seu espaço em seu belo depoimento aqui,
    sempre agregando valores e experiencias para as meninas , vejo isto em você a Chica.
    Muito legal isso ver vocês duas nesta BC.
    Com todos os cuidados vamos crer e vencer este mal.
    Meu carinhoso abraço amiga.
    Uma semana mais leve.
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula