Pular para o conteúdo principal

Desejos de uma mãe

Desejos de uma mãe aos seus filhos.

São tantas as aspirações de uma mãe para seu filho, mas tudo o que desejarmos, irá, por fim, sintetizar em algo único: o de que eles sejam felizes!

Felicidade. Tenho certeza que esta blogagem terá um chão comum em todas as postagens que participarem, e esse chão comum é o desejo de que nossos filhos sejam felizes.

Eu desejo que meus filhos aprendam e se lembrem de colocar o feijão de molho na véspera do cozimento, de preferência à noite e no outro dia pela manhã, joguem aquela água fora, coloquem outra e liguem o fogo. O feijão ficará macio e cozinhará mais rápido. Alimentar-se com feijão fresquinho, caseiro, traz felicidade.

Eu desejo que meus filhos não façam as pessoas sofrerem, não acrescentem mais sofrimento ao mundo além do que ele já tem.

Olhando para a minha maternidade, vejo que todos os cuidados oferecidos a meus filhos são pequenos sonhos que vão se juntando, se transformando ao longo de tempo. Alimentamos o bebê para que cresça saudável, desejamos seus primeiros passos, ajudamos a estabelecer uma boa coordenação motora, na fase escolar, desejamos que se adaptem, façam amigos, tenham um bom aprendizado. E por aí vai. Cada fase com suas características e a medida em que vão crescendo, percebo que esses desejos vão ganhando uma abrangência maior. Agora não é só amarrar os cadarços, mas aprender sobre o aspecto financeiro e comprar seus próprios calçados.

Quando crescem e ganham asas, continuamos desejando que sejam felizes, mas a vida não é feita só de tempos felizes. Há sofrimento. Por mais que a gente queira fugir dele, fingir que isso não existe, que nunca chegará "aos meus filhos", faz parte do viver, os momentos difíceis.

Então agora meus desejos são de que meus filhos consigam lidar com as adversidades. Elas virão de muitas maneiras, seja pela economia do país, sejam os relacionamentos deles. Lidar com perdas, frustrações, mantendo-se estáveis enquanto passam pelas turbulências e não sendo arrastados por elas.

Meu filho, que agora mora sozinho, tem enfrentado várias dessas turbulências e tem sido uma oportunidade de muito aprendizado para mim e para ele. 
Eu procuro sempre aprender, ampliar meu olhar e, como ele dá abertura, tento mostrar a ele que é possível.

Por agora eu tenho um sonho para meus filhos que é o que tem sido chamado de "alfabetização emocional". E esse sonho passa por mim também, que é familiarizar-se com as emoções que surjem, especialmente as mais difíceis: ciúmes, inveja, raiva, ódio e ir aprendendo a trabalhar com elas.

Esse olhar para as emoções nasceu em mim olhando para os noticiários e vendo tanto sofrimento nos relacionamentos. Jovens espancadas por seus namorados, maridos...

Poderia ser minha filha a jovem espancada. Poderia ser meus filho o cara que espancou a namorada, ou menos falado, o menino estar num relacionamento totalmente manipulado pela garota. E é preciso enxergar isso, ver uma saída.

A gente nunca gosta de olhar para isso, mas eu acho necessário e tenho feito isso aqui em casa, nas nossas conversas, nos nossos momentos em que estamos todos juntos.

Os relacionamentos afetivos se intensificarão - de amigos que se veem em alguns períodos, surge um namoro, ou mesmo um casamento ( em suas mais diversas formas hoje em dia ). 

Na nossa família, a gente foi construindo uma "prática"que não tem um período exato para durar. Por exemplo, quando as crianças eram pequenas nos debruçamos a praticar o contentamento! Era se debruçar anos e anos sobre ele. Aprender o significado, colocá-lo no dia-a-dia. Ele, o contentamento, não deixou de fazer parte em nós, agora, porém temos uma outra prática para aprender, olhar demoradamente, praticar, ver quando deixou de fazer, porque é difícil - é a vez do sorrir!

Nossa inspiração:

O dom de um rosto sorridente

Sua presença
alegra o ambiente.
Sua presença
tranquiliza a todos.
Eu também desejo me tornar uma pessoa como você.

da poetisa Mitsuo Aida


Fácil é sorrir quando tudo vai bem. O oposto, bem, é mesmo um aprendizado e em outra postagem falarei sobre isso!

Uma página do nosso álbum


Que nosso chão comum, como mães, avós, tias madrinhas, possa ir sendo realizado mesmo ante as adversidades. Que sejam felizes nossos  pequenos.

Blogagem coletiva organizada pelas meninas Te Nolasco do blog Bolhinhas de Sabão para Maria e Cris Philene do Prosa de Mãe.



Comentários

  1. Lindo e sempre comovente te ler! Arrepiada eu fico! Lindos sorrisos e mais ainda, tuas palavras sempre tão certas! Queremos mesmo o melhor, felicidade e como o caso do feijão que falaste, isso mostra que queremos ensinar que a felicidade está nas pequenas coisa ,na simplicidade! e que eles devem levar pela vida afora, saber viver com o que tem e lutar pra conseguir o que querem... Adorei! beijos, tudo de bom, chica ( o poema da Mitsuo fala muito!)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, é isso mesmo! Dissestes muito bem, no contentamento é fácil sorrir, já nas adversidades nos esquecemos as vezes do quão importante é ter um coração alegre e um sorriso nos lábios para vencê-la.. Que bacana a prática do contentamento, adorei, é de extrema importância exercitar essa boa condição da vida... sempre!
    Adorei seus desejos e como você disse, ser feliz é o desejo de toda mãe aos seus filhos, como não?
    Como disse a Chica, é muito gostoso te ler..... Obrigada pelo carinho em mais uma postagem junto com a gente! É muito bom ver as experiencias diversas!

    Beijos

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Paula! Um prazer estar aqui e recebê-la no Diário. Obrigada pela presença. Os mais secretos pensamentos e emoções representam as mães. E as interações mais profundas, significativas e transformadoras procedem da inteligência emocional. Um lar onde se profiram palavras alegres, se pratiquem atos de bondade e onde a gentileza e o amor são hóspedes constantes, combatemos com êxito, tornamo-nos invencíveis! Beijo! Renata e Laura

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, que delícia ler sua postagem, com certeza a felicidade é um dos maiores desejos nossos de mães para os nossos filhos, mas, entendemos tb que as diversidades chegam e que precisam ser fortes e constantes para superar.
    Cada fase um novo desejo surge em nós e sempre o melhor é o que desejamos e que procuramos fazer a eles.
    Amei a foto da parte do álbum que sorriso contagiante..
    Obrigada por vir conosco,
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir
  5. Perfeitas palavras Ana, que lindo texto.
    Ensinar e praticar o contentamento, a levar e espalhar mais amor, porque o mundo já está cheio de dor....
    Ajudar os filhos com as questões emocionais, não somente individual, mas coletiva, não é algo fácil, mas também ensino aqui em casa... Ensino e converso muito sobre esse olhar de respeito ao próximo, o saber enfrentar os "Nãos" da vida, etc.
    Nossa missão eu acredito que seja eterna, porque até em nossa partida, as boas sementes ficam, então que continuemos com boa fé e coragem, essa jornada de Mães!
    Ana, espero e desejo que você tenha tido um lindo dia das Mães, porque você é uma pessoa, mulher, filha, amiga, mãe, maravilhosa!
    Amei o texto e as fotos!
    Beijos doces,
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Belo depoimento Ana e começou numa síntese, todas as mães querem a felicidade dos filhos e esta vem de todas as formas e não findam. OS desejos vão se modificando com o tempo.
    Muito boa sua participação neste projeto das meninas Tê Cris.
    Gosto de vir e ler o sentimento de cada uma.

    ResponderExcluir
  7. Ah, uma feliz semana Ana e que tudo esteja sob controle para leveza da semana.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula