Pular para o conteúdo principal

Para nossos dias

 "Meu pai vinha dos interrogatórios da polícia e falava dos pássaros que vira no caminho".

 

Tenho esta frase escrita num pedaço de papel, uma folha arrancada de algum caderno. Na pressa em anotar, não coloquei o nome da autora, mas ainda me lembro do contexto - era um podcast de entrevista. A moça em questão, mulher feita hoje,  falava do pai nos tempos da ditadura. Era uma criança à época e ficou marcada por esta atitude do pai.

A página do calendário mudou hoje. Iniciamos abril, entre cansaço, tristeza, ainda esperança nesta pandemia que parece ainda estar longe de cessar.

A frase acima reverberou em meu coração. Aquele pai dos pássaros no caminho só pode falar deles porque tocou a dor. Não negou, não fingiu que estava tudo bem. Tocar e ser tocado pela dor e sofrimento abriu-lhe o olhar para a beleza, para os pássaros no caminho...

Outras pessoas, especialmente através dos blogs, me ensinaram também a olhar as flores pelo caminho depois de momentos difíceis, os céus com sua luminosidade, seja do sol u da lua.

Ainda está triste, exaustivo, só que render-se ao pessimismo só tornará tudo mais difícil ainda.

Encontrar um pouquinho de suavidade em nossos dias é tornar o caminho menos doloroso.

Obrigada a todos que por aqui me ensinam!


 


Comentários

  1. Ana Paula, lindfa essa frase! Fiquei imafinndo alguém que saindo de depoimentos policiais, aliviviava a mente ouvindo e imaginando conversas de passarinhos...
    E a coisa ainda anda danada...Muito tensa a situação com esse danado e cruel vírus.
    NPor aquim não sei se sabes, a OMA faleceu no sábado, dia 27 agora., Descansou,Estava com 95 já. Coitada! Ela faleceu de velhice e doença mesmo... Pena,mas assim é a vida!

    Desejo uma Páscoa linda e bem feliz pra vocês todos! beijos, adorei o céu que oportunamente estará por lá,rs...beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Ana.
    Sempre existirão pedras no caminhos, que são oportunidades de crescimento, de ver o outro, de ver além de nós mesmos...
    Linda postagem! As oportunidade de crescimento aparecem na simplicidade dos dias...
    Linda foto, amei!
    Beijos fraternos,
    Ju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula