Pular para o conteúdo principal

Uchimizu



Sinto tanta, mas tanta vontade de escrever.
Não, não é realmente “vontade de escrever” e sim vontade de receber!
Receber você, minha visita, meu visitante.
Esta troca, este interagir, esse acrescentar, compartir.

Então, neste anseio por recebê-los, vou transcrever um pequeno trecho de uma história de Shunmyo Masuno.

“Num dia quente de verão, você pode estar aguardando uma visita.
Antes de recebê-la, esguiche água do portão para a rua. Esse ato serve para purificar a casa e fazer seus visitantes se sentirem bem-vindos. A pessoa que chega vê a mancha de água na calçada ou as gotas no canteiro de flores e pensa: “Ah, minha visita está sendo esperada. Quanta hospitalidade!”.

Joguei um balde de água com desinfetante aqui no quintal e calçadas, ou talvez tenha sido a água do enxágue da máquina com cheiro de amaciante. Com a vassoura de piaçava, fazendo aquele barulhinho ao roçar o chão molhado, espalhei a água cheirosa.

Pronto, pode chegar! Tua visita é esperada!
Eu bem sei de minha neglicência em não visitá-los, mas preciso que saibam que muitas vezes, várias vezes, vocês habitam e visitam o meu coração inesperadamente.

Será que ela está bem? E o marido?
Se aqui está quente, imagino lá pra ele em Salvador?!
Nossa! Vi rapidinho lá no Instagram como aquele menino cresceu!

Que todos estejam bem, com o coração sereno!

Uchimizu - o costume japonês de esguichar água do lado de fora de um portão.


 

Comentários

  1. Que beleza de acolhimento... Adorei e consegui ouvir o barulhinho da vassoura de piaçava escovando as pedras molhadas... Que delícia e já me vi entrando descalça, bem à vontade... Coisa boa esse carinho! ADOREI! És danada mesmo!
    Que belo costume esse. Já vi acontecer de jogarem água ,às baldadas, sobre visitantes indesejados,,.rs bem diferente, rs... Valeu, obrigadão pelo carinho e que bom todos estamos bem e podemos ainda interagir... beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Ana Paula!

    É essencial este aconchego, na solitude do deserto ou na solitude barulhenta da cidade sentir-se acolhido assim é bem estar!

    Um beijo nosso!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda Ana, este preparar-se para bem receber é de uma delicadeza generosa, que faz quem chega se sentir um menino Deus, quando apresentado aos Reis Magos. E falou Salvador onde o calor chegou e ficou e sei que vai longe esta estação tão presente..
    Bela partilha e que cada dia seu seja coroado de aconchegos e que flores estejam em seus caminhos.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ai Ana, você sabe tocar os coração com sua simplicidade, seus compartilhamentos da vivência, de uma poesia, um conto...
    Amo vir aqui, ler seus pensamentos através do belo coração, transposto em palavras...
    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida amiga Ana Paula!.
    Que bonito acolhimento!
    Eu adoro lavar minha varanda grande em volta do apto. E uma área bem grande que o contorna. Também gosto muito de sentir o cheirinho do amaciante e alguns desinfetantes perfumados pela casa.
    Chão lavado é alma Nova.
    Esperar a quem amamos de alguma forma é uma delicadeza incrível
    Não atualizou sua postagem e vim lhe ver. Ainda bem, estava querendo ser assim tão acolhida, com cheirinho de flor.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula