Pular para o conteúdo principal

Setembro amarelo - parte II


Durante a palestra que participei, a psicóloga abordou a diferenciação entre tristeza e depressão, o comportamento do adolescente, que tende a ser mais distante dos pais, mas que não pode ir para um extremo de só viver no quarto dele e perder a comunicação com a família.

Porém, foi a partir das perguntas aberta aos pais que o panorama foi ficando mais claro.

"Por que essa geração é tão sensível, tão cristal que tudo vira um imenso sofrimento?"

Essa mãe fez a pergunta que eu não tive coragem de fazer.
E foi um enorme aprendizado, porque eu admito que ainda tenho pensamentos assim " é muita frescura, nunca sofreu, nunca passou por dificuldades". Mas eu me dispus a ir com o coração aberto para acolher e refletir. E tenho muito ainda a refletir...

Havia sido falado sobre crianças e adolescentes em situação vulnerável - moradores de comunidades sem segurança, desemprego, falta de escolarização e por aí vai.

Mas, e no cenário de uma escola particular onde esse tipo de vulnerabilidade não existe? E onde ocorre muitos casos de depressão e automutilação e tudo o mais?

Ela, a psicóloga, respondeu com a resposta de um renomado psiquiatra, a quem ela mesma fez essa exata pergunta.

Ele disse que ainda não há uma resposta para essa geração porque as mudanças vieram de maneira muito rápidas - da tv na sala passamos velozmente ao celular na palma das mãos.
Mas ele ousou enumerar alguns fatores:

- as relações estão empobrecidas

- as crianças e adolescentes não sabem nomear sentimentos: um verdadeiro analfabetismo emocional ( como você está, o que está sentindo "normal"- essa é a resposta padrão )

- não se faz mais refeições em família para haver também uma troca com cada membro, falar do seu dia, da sua manhã, dos seus planos para a tarde e quando se faz, cada um à mesa olhando para a tela do celular.

- aparato tecnológico - as crianças e adolescentes estão perdidos em meio a tanta informação disponível

- baixa capacidade de suportar a frustração 

Ouça, acolha e se disponha
E não compare com sua época

Esse foi o maior aprendizado que eu trouxe.
Quando seu filho for lhe contar algo, ouça-o realmente, largue o que esteja fazendo e olhe nos olhos dele, mostre que aquilo que ele está trazendo tem importância.

A maioria dos adolescentes que tentaram tirar a própria vida, relataram que os pais nunca os ouviam.

E algo que nós pais fazemos muito, bem, eu pelo menos faço, comparar com a minha época.

"Ah mas no meu tempo a gente levava o material da escola num saco de arroz".
Isso não faz parte do mundo deles, não tem significado algum. É difícil até, para eles imaginar e é chato.

Eu acredito realmente que nós aqui dos blogs, estamos no caminho, mesmo errando porque faz parte, para uma boa educação, para muito acolhimento. Porém pode acontecer ao redor dos nossos filhos, com um colega, com uma amiga da escola e precisamos ensiná-los a como ajudar, levando a situação a um adulto que possa conduzí-la da melhor maneira possível.

O suicídio é um processo, ele vai se moldando de maneira lenta. Saber identificar quando alguém precisa de ajuda é muita ajuda.

Que esses índices diminuam cada vez mais e que o nosso setembro seja amarelo apenas para admirarmos a beleza dos ipês floridos.

Obrigada por ler sobre esse assunto tão difícil

Comentários

  1. Simplesmente um grande momento de aprendizado! Que bom foste e ainda aqui compartilhaste!

    Um tema que temos que estar de olhos bem abertos!

    Valeu! Bjs,chica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula