Pular para o conteúdo principal

O sono dos adolescentes

Esse foi o assunto abordado numa palestra que a escola, onde minha filha estuda , ofereceu no mês passado dentro de um projeto chamado Dialogando com os Pais.
Eu fui à palestra convencida de que saberia tudo o que seria falado ali, especialmente na questão dos eletrônicos, das telas na hora de ir dormir.

Engano meu! Um surpreendente engano!
Foi uma palestra riquíssima, cheia de detalhes que sequer eu imaginava!
Quero compartilhar alguma coisa com vocês.



Se antes era tão mais fácil cair no sono, na adolescência, junto com todas as outras mudanças que ocorrem, inclui-se também mudanças no padrão do sono. 

Ao escurecer ( o que é um problema nas cidades pelo excesso de luminosidade ) nosso corpo começa a fabricar o hormônio do sono uma hora antes de realmente sentirmos "está na hora de ir dormir". Para os adultos, a média, é que esse hormônio comece lá pelas nove da noite e vamos nos deitar entre dez, dez e meia.

Nos adolescentes, a mudança é que esse hormônio passa a ser fabricado bem mais tarde, por volta da onze, onze e meia da noite. O que faz com que eles tenham sono bem mais tarde.

Essa foi mesmo uma mudança que eu percebi aqui em casa e achava que era por conta da rotina de estudos intensificada pelo vestibular. E o mesmo começou a ocorrer com minha menina que tinha por hábito ir dormir cedo, agora eu é que vou dormir antes dela!

E geralmente os adolescentes são bem produtivos nesse período noturno enquanto o sono não chega.

Mas há um problema, um enorme problema...


Adolescentes necessitam de oito a nove horas de sono por noite e então a conta não bate por causa do horário escolar, que geralmente para essa faixa etária é matutino.

Então se o adolescente vai dormir à meia-noite e tem que acordar às seis da manhã para ir para a escola, ele estará sonolento durante as aulas.

Começa a haver um movimento para que, assim como feito em muitos lugares dos EUA e outros países, a escola, especialmente o ensino médio comece a partir das oito ou nove horas da manhã. Muito pano para longas mangas...

Outro aspecto que eu desconhecia é o associado às dificuldades de aprendizagem que podem ter relação com o sono. Dormir a quantidade de horas necessárias faz com que o cérebro consolide o aprendizado do dia anterior. Horas insuficientes de sono, ou sono agitado, pode estar nas causas das dificuldades escolares.

Bem, em relação às telas, aos eletrônicos, já nem se faz necessário falar; sabemos o quanto não é saudável ir com um celular para a cama.

Vou deixar aqui o link de um documento produzido pela Associação Brasileira do Sono com o detalhamento de uma cuidadosa e interessante pesquisa neste campo. Aqui.


Claro que sempre há exceções para as regras. Mas alguém já percebeu mudança no padrão de sono do seu adolescente?

Para quem ainda vai chegar lá, fica aí mais uma mudança que pode ocorrer.

Sobre sono, eu tenho uma certeza: uma vez mãe, a gente nunca mais dorme um sono tranquilo. Mesmo dormindo estamos atentas a tudo! Quem mais?!




Comentários

  1. Puxa, quem não passou por isso ou está passando ?

    Confesso que com meus filhos não passei por isso, sei lá! Era diferente ou todos eram como eu, agitadinha, aceleradinha sempre, rs... Com Neno já vejo a diferenças, mesmo assim, nada de gritante quanto a isso, ainda bem! Na verdade, acho que esse sono de hoje é porque ficam tanto tempo ao celular que depois não querem se entregar. Gostei de te ler e interessante o tema! beijos, linda semana!( Ah! que amor e quanta saudade dá ao ver essas fotos,não?) beijos, chica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula