Pular para o conteúdo principal

Espalhar sorrisos

No último final de semana, eu e minha filha fomos a um festival literário e musical num parque aqui da cidade e lá encontramos o diretor do ensino fundamental II da escola onde ela estuda.

Assim que ele a viu, deu-lhe um abraço demorado e segurando em suas mãos foi dizendo:

"Ah! Que saudade que eu tenho do teu sorriso por aqueles corredores. Como fazia bem te ver sorrir por ali enquanto você caminhava. Sua alegria se espalhava ali. Como eu sinto falta desse sorriso! "

Confesso que me enterneceu o coração.

Um diretor que não falou em notas, em desempenho, indisciplinas, conquistas, dificuldades. Alguém que falou em sorriso. Em como é bom encontrar um sorriso no caminho.

a foto é antiga, o sorriso, o mesmo!

A gente ouve tanto "que filhos você quer deixar para o mundo?"e de repente saber que tem gente espalhando sorrisos é muito feliz isso!

Certo dia, minha filha disse que nós pais não sabemos como eles são exatamente dentro da escola; que nós temos uma noção que é passada pelos professores e até alguns colegas - é tagarela, é quieto, presta atenção, fica olhando borboletas na janela, mas o jeito exatamente, não estamos lá para saber.

Alegrou-me saber que seu sorriso brota fácil, espontâneo, e é mesmo uma tradução de alegria!

Cada criança tem sua marca para imprimir ao mundo. Um sorriso, um desenho, uma voz a cantar... ah sã tantas coisas.

Que a vida não os faça perder o que há de natural e belo neles. 
Que nós, cuidadores e responsáveis por esses seres ainda pequenos, saibamos cultivar e ajudar a que deixem marcas positivas por onde passarem.



Comentários

  1. SHOW!!!Que maravilha isso! Quanto bem faz!! Adorei esse Diretor e saber valorizar sorrisos é demais! Parabéns! E que sorriso mais lindo! Coisa boa! Saibamos todos ver, perceber essas coisinhas que para uns, passam batido... ADOREI! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que honra, Ana Paula, um privilégio ouvir assim de um filho! Por vezes, falta essa paixão pelas pessoas, especialmente nos líderes. Mas, hoje, li uma frase pelo whats que logo me recorreu à sua postagem:

    "Se você quer mudar o mundo, vá para casa e ame sua família".

    Bom dia com sorriso mais adorável da sua menina!!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, que maravilha de mensagem! Saber que de um diretor , que tem olhos e ouvidos atentos para a disciplina, a ordem e a educação em geral, procurar Sorrisos e um sorriso especificamente, é de ficar com o coração explodindo de emoção, de ternura, de alegria.
    Sua filha está certa, não sabemos da missa metade de como eles são na escola. Vejo isso pelas coleguinhas dela. Com a gente quase não ouço a voz. Maria fala: "Calada a fulana Mamãe? Mas não é mesmo"

    Como a gente sente falta de sorrisos, da ternura da criança, da sensibilidade de pessoas que valorizem as pequenas coisas da vida que faz falta a todos nós.

    Como numa escola que já vi por uma reportagem na TV, queria que as escolas tivessem a disciplina Felicidade! Ia render emoções não é mesmo?

    Beijos querida Ana

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhosooooooo!!!!!
    Muito tocante e singelo, chego a ficar com os olhos cheio de água.
    Como é bom encontrar pessoas que veem além dos olhos...
    Que foto linda de viver!!!
    Que essa essência nunca se apague com as turbulências da jornada... Que esse sorriso ilumine muitos caminhos...
    Beijos doces,
    Ju.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula