Pular para o conteúdo principal

O amor na educação


O lado bom de ter um filho morando longe de casa é que, quando ele vem te visitar, até permite que você faça fotos dele!!!

São dois meses com o filho morando na faculdade. Aprendizados para nós que ficamos, aprendizados para ele que inicia seu voo solo.

No feriado do carnaval ele veio para casa e tivemos muito tempo juntos para conversar, o que foi ótimo para um coração de mãe!

Em pequenos detalhes relatados, na nova rotina que ele vivencia, a gente vai percebendo que toda a base, todas as sementes que semeamos desde o nascimento, fazem sentido, trazem maturidade e segurança. Momentos mais duros e difíceis, onde nós pais temos que intervir, mostram que são realmente necessários para que essa base seja mesmo firme e permita que longe de casa, eles possam "dar conta" dessa nova fase.

Quero destacar aqui, duas bonitas reflexões dessa nova jornada do Bernardo.

O abraço que ele me deu ao entrar em casa, foi, como dizem, de urso. Muito, muito apertado. E só pude ver que de seus olhos escorriam lágrimas, quando voltei-me para olhar sua carinha.

Não foi preciso perguntar nada.

"Mãe, a maioria dos meus amigos nem quer voltar para casa; a maioria brigou com os pais e eles para eles é uma libertação estar longe dos pais. Eu sou tão feliz por poder voltar e abraçar a senhora".

Conter as lágrimas foi impossível.

Num outro momento, ele relembrou nossas discussões mais intensas - por conta de um jogo online - e disse-me o quanto ele se lamentava por aquilo. Eu disse-lhe que tudo isso faz parte do educar, do papel dos pais, exige muita paciência e que era maravilhoso ele enxergar que toda a aspereza que foi necessária naquele momento, era pensando e desejando o melhor para ele.

Bernardo também nos contou detalhadamente como foram os dias de "sobrevivência na selva"pelo qual eles passaram e relatou que o maior aprendizado para ele foi agradecer, reconhecer a comida que ele sempre teve. "Mãe, me desculpa pelas vezes que eu reclamei da sua comida, eu passei fome lá e depois comi um pedaço de frango meio cru, sem temperos. A gente aprende a dar valor por tudo o que temos e muitas vezes não enxergamos".

Como cuidadores de uma criança, um ser em formação que precisa ter as possibilidades de desenvolver ao máximo o seu potencial. nós, pais, tios, avós, muitas vezes temos que ser duros, porém tudo é feito, é pensado com base no amor e eu acho que quando o adubo dessas sementes é o amor, tudo fica guardadinho ali dentro deles, pronto para florescer no momento certo.

A rotina de casa já se encaminha bem, com saudade, mas com alegria de vê-lo tomando suas decisões, olhando para novas possibilidades. A rotina dele também já está bem estabelecida e nesse mês de março começaram as aulas do curso de engenharia mesmo.

Antes de encerrar, lembrei-me de uma mensagem que recebi de uma mãe que também tem filho morando lá na faculdade. Ela me escreveu assim: "Oi! Você sabia que teu filho faz o maior sucesso lá entre os taiferos? Eles adoram o Bernardo! "

Os taiferos são os profissionais responsáveis pela cozinha - alimentação e arrumação.

Falei para o Bernardo sobre a mensagem e perguntei porque ele "fazia sucesso"entre os taiferos.

"Ah mãe, a comida que eles fazem "é mó boa", é uma comida simples, mas gostosa e eu sempre elogio eles e agradeço e nunca deixo resto de comida no prato".

Cultivem, semeiem, insistam, briguem - tudo isso é uma outra maneira de dizer - amor aos nossos pequenos.

Amem. O amor faz florescer!


Comentários

  1. Ana, que amor está o Bernardo. E que alegria essa volta pra casa. De emocionar mesmo! Que bom ver que as sementinhas plantadas com tanto amor e que tanto trabalho exigem, deram belos frutos. Isso é maravilhoso e o melhor "pagamento" aos pais! Valeu! Adorei saber que ele é adorado lá também, lambe os pratos até,rs...

    beijos, fiquem bem,chica

    ResponderExcluir
  2. Ah Ana, esse final já resume tudo! A Gratidão e o reconhecimento do Bernardo, os ensinamentos que ele levou grandemente com ele e agora poe em uso.
    Que gracinha. Hoje mesmo conversava com Maria sobre fazer longe da gente o que ensinamos. Educação, gentilezas, e sinceridade. Dizia isso por causa da internet, que confiava no que ela estava olhando em relação a tal coisa.

    Bernardo é prova que todo Não é amor, Todo Limite, Toda Conversa são válidos pra levar os filhos para o caminho do bem, justo e transparente...

    Que orgulho não é mesmo? Vou te falar a verdade, as notas, a carreira é uma alegria pra gente, mas pra mim a maior alegria são os ensinamentos de gentileza e humanidade guardados no coração e empregados com amor. Esses sim vou às alturas.

    Agora, a saudade a gente vai driblando não é mesmo? Acho que essas alegrias nos fortalecem perante a falta que fazem...

    Beijos

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula