Pular para o conteúdo principal

Memórias que despertam

Hoje, (quarta-feira-13/03) lembrei-me que se aproxima a data de uma blogagem coletiva, que aborda temas referentes à maternidade, a qual tenho participado com muito entusiasmo. Trocas, interações, pontos de vista diversos, isso tudo agrega, amplia horizontes.

 Geralmente eu escrevo com a inspiração que me vem naquele momento de publicar a postagem. Desta vez, entretanto, foi diferente: pensei em algumas fotografias que queria trazer para o texto e aproveitando a tarde  tranquila fui até os álbuns escolher e fazer a "foto da foto", afinal tenho muitas fotos analógicas!

Estruturei mentalmente minhas ideias e programei-me para escrevê-las no final de semana, já que a filha precisaria usar o computador.

A escrita traz consigo uma espécie de mistério, de encantamento com nossas vivências e memórias.
E assim, no comecinho da noite, uma memória despertou em mim; enevoada, com pouquíssima clareza. Um livro. Um poema. Um gostar intenso.

Banhei-me por primeiro e passei colônia de bebê. Esse cheirinho me traz conforto e tranquilidade e eu queria estar confortável para buscar o que a memória despertava.

Foi fácil encontrar o livro, apesar de muitos anos sem sequer lembrar de sua existência. É um livro bem pequeno no tamanho, no número reduzido de páginas. Ali dentro, um  poema, apenas um poema.

Eu fui profundamente tocada quando o li há uns dez anos. Não me recordo de nenhuma palavra que o poeta Tagore colocou ali. Apenas sentia, sabia ter ficado estupefata diante daqueles versos.

Abro-o, com a delicadeza de uma fragrância de bebê, e então uma fotografia salta das páginas do livro para o meu colo.

Demoro o olhar naquele "click" de onze anos atrás e só então vou ao poema.

A névoa em minhas recordações não deixa saber porque coloquei aquela foto dentro do livro, o que eu pretendia.

Mas, que importa isso?

Sinto o mesmo deslumbramento no coração. O poema é de uma beleza de aquecer o coração. Eu o vejo assim, eu sinto dessa forma, assim como é bela a fotografia - nuances tristes, porque assim é a vida com seus desafios, dores, tristezas e uma grande e maior parte, tecida de alegrias.


Uma canção para meu filho

Esta canção te envolverá com sua música

filho meu

como um cálido abraço de amor

Minha canção roçará tua fronte

como o beijo com que te abençôo.

Quando te doa a solidão,

esta minha canção estará a teu lado,

sussurando-te ao ouvido;

quando a multidão te rodeie,

proteger-te-á sem te sufocar

Minha canção dará asas a teus sonhos

e conduzirá teu coração 

até a fronteira do mistério.

Quando a noite escurecer o teu caminho,

guiar-te-á como a estrela mais confiável.

Minha canção brilhará em teus olhos

 e te ajudará a ver a essência de tudo.

E quando a morte silenciar minha voz,

minha canção te falará, filho meu,

desde as profundezas de teu coração.

Tagore


Comentários

  1. Impactada aqui com a beleza de tuas palavras, teus sentimentos e emoções sempre afloradas. Que amor essa foto e a poesia maravilhosa de Tagore .
    Nada melhor pra ler e acalmar nossa mente diante de tanto acontecendo...Ah, deu pra sentir daqui o cheirinho de nenê dessa fragrância que poeticamente trouxeste em gotinhas...ADOREI! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Ana! Fiquei chateada, porque tenho certeza que comentei nesse poema e agora que você me sugeriu, vim aqui ver e cadê meu comentario... Sinistro rs
    No comentário, ou talvez na vontade de escrevê-lo e não tenha feito rs , me lembrei e citei a canção do Toquinho e que provavelmente você conhece: O filho que eu quero ter.
    Uma canção muito linda, mas muito , muito triste. Vou deixar um pedacinho em que me lembrei pra você apreciar.

    Ana, o cheirinho de bebê, é o cheiro de mãe. Aquele cheiro de plenitude que não se explica... Fechei até meus olhos pra dizer isso. Acho que hoje estou sensível, não sei. Já com lágrimas nos olhos de novo rs

    Lindo texto... Recordar, muitas vezes é doído, mas nos faz viver!

    Um pedacinho triste e lindo da música de Toquinho:

    Quando a vida enfim me quiser levar pelo tanto que me deu
    "Sentir-lhe a barba me roçar no derradeiro beijo seu
    E ao sentir também sua mão vedar meu olhar dos olhos seus
    Ouvir-lhe a voz a me embalar num acalanto de adeus
    Dorme meu pai sem cuidado, dorme que ao entardecer
    Teu filho sonha acordado, com o filho que ele quer ter"

    Beijos

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  3. Ana, simplemente tocante na alma....
    A maternidade faz isso com a gente, um mergulhar mais profundo nos sentimentos, no amor, na dor, nos aprendizados da vida!!!
    Como tenho de título no blog e na alma: "A maternidade é uma poesia que me inspira a cada dia"!
    A maternidade é isso, inspiração para a nossa melhor versão, e sempre ficam as melhores recordações...
    Lindo de viver o texto, a poesia, e a foto então, uma fofura sem tamanho...
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Um poema e tanto amiga, uma obra prima sua partilha.
    Emociona e inspira mesmo sentir tão grande amor.
    Valeu!
    Grato amiga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula