Pular para o conteúdo principal

Iogurte

Será que você já aprecia o Instagram da amiga Tê onde ela gentilmente nos mostra o aconchego do seu lar e suas caseirices, como ela mesma gosta de chamar?!
Ela Vê Poesia é um aconchego só! E foi inspirada numa das publicações ( todas as fotos são de encher os olhos ) de iogurte caseiro, que eu me inspirei para contar uma história.

Enquanto meu iogurte fica fazendo o seu trabalho ali quietinho, no sol, que pouco está esquentando por esses dias, eu revisitei uma gostosa memória!




Aprendi a gostar e fazer iogurte na minha juventude, quando um amigo, ao hospedar-se em casa, pediu para usar a cozinha e, da noite para o dia, apresentou-nós um pote de iogurte.

Eu que era do potinho do iogurte de morango, olhei meio ressabiada para aquele iogurte branco.
Porém nosso amigo comia com tanto gosto aquilo que me arrisquei naquele novo paladar - branco, puro e azedo.

E não é que gostei?!

Produzi uns bons, outros que mesmo não dando tão certo, eram consumidos mesmo assim.

Grávida do Bernardo, tive desejos de gravidez. Desses que são quase incontroláveis, surgem com força total.
Desejo do quê? De iogurte branco, puro e azedo!

Como o tempo era escasso e o cansaço muito, acordava às quatro da manhã e retornava às nove da noite, nessa fase de desejo, comia o de mercado. Vale dizer que não era um desejo que sumia, pelo contrário, durou os nove meses!

O desejo virou hábito depois que Bernardo nasceu.
E dedicada exclusivamente à maternidade voltei a fazer nosso próprio iogurte.

Numa manhã, com a visita de uma tia querida, eu preparava uma receita e havia separado uma xícara de café de iogurte. De repente, quando nós duas olhamos, o bebê segurava a xícara com as mãozinhas e estava tomando o iogurte!



A tia não acreditava e exclamava: mas ele parece que está gostando e é azedo!

Eu tinha uma câmera fotográfica, ainda com filme, sempre por perto. Corri para registrar o momento.

Ainda incrédula, a tia, no meio da tarde sugeriu oferecer mais um pouquinho de iogurte, " só pra gente ver se ele gostou mesmo, né?!

Ela então concluiu: " É, você tomou tanto iogurte na gravidez, que acho que passou esse gosto pro menino!"

Bernardo não dorme se não tomar seu iogurte!
Nós brincamos com ele assim: já tomou seu iogurtinho da noite?!

Morando sozinho, ele compra no mercado. Nesses dias por aqui, eu andava preguiçosa para fazer iogurte, foi só ver as fotos da Tê que eu me animei e tenho feito muito iogurte!

E a preferência continua sendo - branco, puro e azedo! Já experimentou? É realmente uma delícia!

Comentários

  1. Adoro o blog e o Insta da Tê e da Maria... Tem coisinhas lindas por lá. estilo caseiro, de mãe, de família, como gostamos! E quanto ao iogurte, muitos anos o fiz e adorávamos. =Cheguei a fazer de brincadeira as tampinhas e lá escrevia Chic´s Yogurts, rsss...Muito bom e outro sabor! Adorei ver o bonequinho grudado0 na caneca de iogurte... Lindo post! bjs pra todos e pra Te! chica

    ResponderExcluir
  2. Aí Meu Deus, que poesia esse texto.. Já fiquei com o coração inflado de ver citado o Ela Vê Poesia tão docemente.. Que alegria saber que você gosta de lá.. É tudo preparado e escrito com muito carinho..
    Obrigada Ana. Feliz em saber que te inspirei e você animou a fazer esse delicioso, branco, puro e azedo iogurte.. Que delicia!!!! Tive que rir do Bernardo. Só pela carinha deu pra ver a ânsia de degustar o iogurte.. Que delicia é neném..
    Provavelmente passou pra ele essa vontade rs.. Eu acho que assim acontece. Maria foram os doces e a pimenta rs..
    Que amor de lembrança Ana. E que legal Bernardo ter conservado esse gosto pelo melhor iogurte, branco, puro e azedo!!!!

    Obrigada

    Beijos Tê e Maria 🖤

    ResponderExcluir
  3. Interessante a viagem que um objeto nos proporciona Ana.
    Lembro da febre de fabricar iogurte natural. Mas esta do guri
    nesta idade agarrar a xicara é o máximo mesmo e bom que
    pode registrar este historico momento do Bernardo.
    Um bom domingo para vocês.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
  4. Ana, excelente ideia sempre ter a máquina fotográfica perto, valeu demais o registro.
    Os olhinhos do Bernardo parecem dizer: que delícia, conheço esse tipo de delícia! rs
    Parece estar se identificando...rs
    A Tê sempre inspira a gente, com suas caseirices...
    Seja com o café, as flores, o iogurte, e tudo mais feito com amor!
    Maravilhosa inspiração, e eu estou para experimentar essa delícia, ou melhor dizendo, tentar fazer, porque nunca fiz... Aqui em casa, tem muitas coisas que acabo não fazendo, por não ter o paladar da família, mas um dia desejo fazer também...
    Amei o post!
    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Olá,,

    Há alguns dias, visitando um blog. da Chica vi um comentário seu e o nome, "travesseiro de paina", me chamou atenção e resolvi entrar para conhecer..
    A maneira de escrever me lembrou alguém, quando vi as fotos e nome dos filhos, percebi, surpresa, ser da mesma pessoa.
    Digo surpresa, pois não conhecia esse seu espaço. Ao menos não me recordo de já ter passado por aqui.

    Voltando ao assunto do post, eu adoro iogurte natural e caseiro, sempre faço e comprei te uma iogurteira pra isso. Gosto dele com mel.

    Um abraço,

    Sônia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula