Pular para o conteúdo principal

Itália

 O verde fresco e intenso que se mostrava com leveza nas folhas, não deixava dúvidas: a primavera se fazia pulsante aos nossos olhos de turistas curiosos, empolgados, sonhadores. Itália que alegria conhecer um pedaço desse lindo país que alimenta nosso imaginário com sua religiosidade, gastronomia, arquitetura, arte, canções, festas, e tanto mais!





A primeira foto tirada com celular marca o início da viagem: Terminal 3 - 9 de maio - 12:06




Há um outro início difícil de datar: o quando sonhamos, desejamos, as pesquisas na internet, as economias, o aprendizado das palavras mais básicas do italiano. Ah! uma viagem começa tanto tempo antes!


Mas, oficialmente foi numa terça-feira, 09 de maio, outono ensolarado aqui que nos dirigimos para o aeroporto.


Vou brincar aqui com a linearidade do tempo e deixarei registrado neste blog, não a ordem cronológica dos locais que visitamos, mas a inspiração que chega pelas memórias, pelo rever fotografias, contar as histórias.


Começo com a Rua do Silêncio.

Um nome poético para uma rua. Essa, a rua do silêncio, é na verdade a única rua da pequena ilha que visitamos em Orta San Giulio, que é considerada um dos vilarejos mais bonitos da Itália.


Edifício em estilo árabe no vilarejo Orta San Giulio




E a partir desse vilarejo chega-se à ilha de San Giulio, pequenina também, uma única rua que ao longo de seu trajeto vemos placas com frases que trazem reflexões sobre o silêncio.



















A lenda diz que San Giulio pediu a vários barqueiros que o levasse para a ilha, mas todos tinham muito medo pois dizia-se que a ilha era habitada por animais ferozes e muitas cobras. Como ninguém quis levar San Giulio, ele estendeu seu manto sobre as águas e assim chegou à ilha, onde construiu a igreja de número 100. Outras pequenas igrejas ficam no vilarejo, muitas já não existem.


O dia estava chuvoso quando visitamos a pequena ilha com sua abadia, afrescos, a bonita igreja.

Nosso tempo era corrido e o foco era mesmo conhecer a pequena ilha. No vilarejo porém, há tantos outros belos lugares para se conhecer.


A beleza do lugar é emoldurada pela beleza do próprio silêncio.


Essa ilha significou para mim um lugar para ser trazido ao coração, uma rua do silêncio em nosso interior, um compasso de tempo diferente do habitual.




Comentários

  1. Que maravilha,Ana Paula! Tuas fotos são pinturas perfeitas! Estás craque! Lindo esse lugar e lenda! E tens razão a viagem inicia nas pesquisas, sonhos.... beijos, ótima semana, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de domingo, querida amiga Ana Paula!
    "A beleza do lugar é emoldurada pela beleza do próprio silêncio."
    Que maravilha poder acompanhar sua viagem num lugar dos meus sonhos!
    Não vou me esquecer a rua do Silêncio, um lugar ideal para contemplar tanta beleza italiana.
    A coragem do Monge foi espetacular.
    Aprendi quatro semestres de italiano e adoro o idioma.
    Vou acompanhar sua série de fotos com muito gosto.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula