Pular para o conteúdo principal

A vida da vida

 


Hoje pela manhã, chamei marido para sentar-se ao meu lado no sofá e disse a ele que eu iria escrever no blog a partir de um trecho de um livro e gostaria da opinião dele.

Primeiro, trouxe um contexto: lembra da morte do jornalista Gilberto Dimenstein? - indaguei.
Eu gostava muito dele, todas as manhãs eu o ouvia no rádio. Nas semanas ali do final do ano, eu me deparei com três menções a ele através do livro que ele deixou escrito com a sua mulher, a Anna Penido.
Vi uma postagem no Instagram, um artigo de meia página no jornal e uma newsletter que recebo semanalmente no meu e-mail.

Dito isto, vamos à frase:

“ Câncer é algo que não desejo para ninguém, mas desejo para todos a profundidade que você ganha ao se deparar com o limite da vida.
Não queria ter ido embora sem essa experiência. Não queria morrer sem antes desfrutar de todo esse encantamento” 
Os últimos melhores dias da minha vida

Marido me disse, após eu concluir uma segunda leitura da frase acima em voz alta - “ Dimenstein, que eu também muito admiro, que me desculpe, mas não vou concordar com ele nesta frase. Não temos que esperar nos acontecer algo, uma doença grave, um revés da vida para aprendemos a olhar e viver com essa profundidade”.

Meneei a cabeça e sorri. A vida pulsa, é vibrante, se derrama em milagres no ordinário, no corriqueiro. E isso não significa que sempre coisas boas estão acontecendo. Faz parte do viver, alternar, misturar, predominar luz e sombra.


O ipê branco floriu em julho de 2020, em plena pandemia.

O livro, que eu ainda não li, deve ser incrível porque Gilberto Dimenstein era incrível e ele já me oferece um lindo ensinamento.
Eu quero essa profundidade da vida sem ter que me deparar com o limite imposto por uma doença.

Quero que o tão corriqueiro cheiro do café me traga um encantamento logo ao despertar!

Agora sim posso dizer Feliz Ano Novo porque nesse feliz cabe também as tristezas e desafios que teremos que enfrentar, mas que não percamos o encantamento.

Um abraço bem apertado e cheio de saudade de vocês!



Comentários

  1. Lindo e reflexivo teu texto. Gostei muito! E claro que ninguém deveria esperar uma doença que pode ser terminal de vida, para aproveitar a vida... Temos que saber viver com intensidade e alegria os momentos. Sei bem que nem sempre as coisas são só boas, interessantes ou que nos convidem a sorrir...temos DIAS e dias... Mas, temos que saber rebolar e nos virar nos trinta,rs...Eu, no caso, já estou virando nos setenta ...Mais ainda!

    Adorei as árvores! Brilhantes! Lindo fds e a esperança da vacina que nos anima! beijos pra todos vocês,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ana Paula!

    Tudo passa, tristezas e alegrias. Só a paz, acima das circunstâncias, permanece. É ela que remove tristeza e lembra alegria. Que os nossos olhos tenham sempre essa visão segura que preenche todo o vazio desta vida.

    Feliz Ano Novo!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que saudades de vir aqui!
    Ana, que linda postagem!
    É verdade minha linda, não precisamos dos limites para despertar... A vida está ai acontecendo lindamente a todo o momento, basta a gente despertar...
    As lindeza da vida está exatamente na simplicidade dos dias... O canto dos pássaros, o perfume do café, um abraço gostoso de bom dia...
    A vida é bela, tem desafios sempre, mas ainda assim podemos escolher onde olhar, por onde passar...
    Ana e família, que seja um ano de muita luz, sabedoria, aprendizados, amor, alegria, empatia.... Façamos um feliz Ano Novo!
    Saudadessss
    Beijos no coração,
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana, que bela maneira de gritar aos ouvidos, que a vida é para ser vivida em toda sua potencialidade, que viver é muito mais do que acordar e ir trabalhar, estudar e etc. Viver é profundo poderia até arriscar no soletrar Vi nossa capacidade ocular e Ver nossa capacidade de interagir além dos visual e assim viver é uma longa e vasta travessia, onde nos interagimos como os três reinos e dele aprendemos todos os dias, todos os momentos, até aqueles sombrios e viva a luz.
    Um feliz 2021 Ana com toda força de viver e que nossa viagem seja leve e alegre em cada estação.
    Meu abraço amiga.
    O trem já vem, boa viagem no viver.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana!

    Primeiro, desejo que você esteja bem, assim como os seus.
    Desejo que o ano de 2021 traga essa profundidade, o encantamento pela vida.
    Que não precisemos da doença para nos lembrar do quanto a vida é preciosa.

    Um abraço com carinho,
    Sônia.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga Ana! Perdão pela demora em vir degustar esses simples e belos pensamentos.
    O Ipê floresce, lindo e majestoso apesar de..... Interessante que olhava para o quintal do vizinho (que sempre faço sem intromissão, mas para respirar natureza) e pensei isso também. As plantinhas, a vida, os pássaros crescem, passam ali apesar de .....

    Eu concordo com seu marido! Aproveitar tudo sempre, e o quanto antes, não apenas no limite da vida...

    Você citou muito bem o cheiro do café. Que prazer é sentir o cheiro do pó e consequentemente dele passando pela água... ainda mais aqui que é moido.. intensifica esse momento prazeroso... Dá pra fechar os olhos..

    Com isso já estico e me lembro do pai. Que falava que lá do quarto onde ele dormia, sentia o cheiro bom do café quando a mãe apenas abria o pote que estava o pó...

    O pensamento vai puxando um outro... E isso também é prazer de vida!

    Adoro ler seus contos!
    Beijos, obrigada

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula