Pular para o conteúdo principal

As lições da terra

 



Gostaria imenso de ter participado da prosa lá Na casa da Vizinha, infelizmente não foi possível. Hoje porém eu me alegrei muito ao ler os relatos de infância das meninas!

Eu havia separado um texto para encaixar na postagem que pretendia fazer. Não sei realmente como costuraria os temas, porém como acho este testo de uma beleza profunda, quero deixá-lo aqui para meus filhos, para mim mesma, para você que gentilmente me oferece seu tempo para ler.

O texto é um ensinamento, uma lição do Buda para seu filho Rahula.

O contexto é o seguinte: Rahula, o filho do Buda, caminhava junto a vários monges. Buda ia na frente e Rahula, então um adolescente, era o último da fila. De repente, distraiu-se e fez algo errado. O Buda percebendo chamou-lhe a atenção perante todos os outros.

Rahula ficou muito chateado, triste por ter sido repreendido na frente de todos e num determinado momento, disse a seu amigo para seguir que ele ficaria ali debaixo de uma árvore. O amigo, depois de um tempo retorna para fazer-lhe companhia e logo depois chega o Buda e diz:

“Rahula, aprenda com a terra: se as pessoas espalham flores fragantes e puras ou derramam perfumes ou leite fresco sobre ela ou ainda descarregam fezes imundas ou mal cheirosas, urina, sangue, mucos, cuspindo nela, a terra recebe isso igualmente, sem apego ou aversão.

Quando pensamentos agradáveis e desagradáveis surgirem na mente, não os deixe enredar ou escravizar você.

Aprenda com a água Rahula: quando as pessoas lavam objetos sujos nela, a água não fica triste ou lamenta. Aprenda com o fogo - também o fogo queima todas as coisas sem discriminação. Ele não se envergonha por queimar substâncias impuras.

Aprenda com o ar. O ar carrega todas as fragrâncias sejam aprazíveis ou repulsivas.

Rahula pratique a generosidade para sobrepujar a raiva. A generosidade amorosa tem a capacidade de levar a felicidade aos outros sem pedir nada em troca. Pratique a compaixão para sobrepujar a crueldade. A compaixão tem a capacidade de remover o sofrimento dos outros sem esperar nada em retribuição. Pratique a empatia alegre para sobrepujar o ódio. A empatia alegre surge quando alguém se rejubila com a felicidade alheia e deseja o bem estar e o sucesso dos outros. Pratique o não apego para sobrepujar os preconceitos. O não apego é o modo de olhar para todas as coisas abertamente e igualmente. Isto é porque aquilo é. Aquilo é porque isto é.

A minha pessoa e os demais não se acham separadas. Não rejeite uma coisa apenas por estar correndo atrás de alguma outra coisa.

Rahula, generosidade amorosa, compaixão, empatia alegre e não apego são belos e profundos estados mentais. Chamamo-la de “as quatro incomensuráveis”. Pratique-os e você se transformará em uma revigorante fonte de vitalidade e felicidade para os outros.

Rahula medite sobre a impermanência de modo a dissolver a ilusão de um eu. Medite sobre a natureza do nascimento do corpo, seu desenvolvimento e morte de modo a liberar-se dos desejos. Pratique a observação da respiração, a mente atenta. A respiração atenta conduz a grande felicidade.

O Buda ensinou de todo o coração e suas palavras foram simples, porém profundas “.

Extraído do livro Velho caminho Nuvens brancas - seguindo as pegadas do Buda da editora Bodigaya.

As aulas online seguem por aqui, dispositivos eletrônicos ocupados, mas sempre que surge uma abertura, corro aqui. 
Que vocês estejam bem e saudáveis! Estou com saudade.

Ana Paula

Comentários

  1. Ana,m que bom te ler e aprender mais e mais aqui. Emocionante lição de vida nos trazes hoje. precisamos cada vez mais dessa leveza e pitadas de sabedoria! Belíssima mensagem! ADOREI! beijos, tudo de bom pra vocês, chica

    ResponderExcluir
  2. Ana, compreendo suas palavras...
    As duas últimas postagens da BCs estava escritas, mas a minha alma parece dizer, acalme, observe melhor suas palavras, seu coração... As vezes as palavras são mais rápidas do que o nosso observar do coração, e o colar na balança, para ver se é tudo isso mesmo... Sei-la, são novos sentimentos que tenho observado e respeitado, levado em consideração.
    Essa última postagem da BC, eu fiz, refiz, refinei, mas pensei que também não sairia nada, principalmente por não atender a data...rs Mas de repente saiu, floriu, e o publicar veio mais natural, mesmo sendo depois....
    Ana, gratidão pela visita, pelas palavras e carinho.
    E gratidão por essa publicação...
    Amo todos os ensinamentos que fazem essa reflexão do SER. Os monges, os ensinamentos de Buda me ajudaram bastante de uns anos para cá.... E esse que você trouxe na postagem, complementou ainda mais minha jornada de mudança interior!
    Deus abençoe.
    Abraços,
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Ana Paula!

    ..."Sem apego ou aversão"... para mim resume a grandeza da lição. Porque dá direção, propósito e certeza do equilíbrio.

    Maravilha de post.

    Beijo!!

    E muito obrigada pela persistência, portanto, presença lá no blog onde é sempre bem vinda.

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  4. oi Ana!!! Desculpe a demora em responder... Aqui também há uma sobrecarga grande, a principal, a mental.. em todos os setores...
    Você foi muito bem-vinda na BC e somou muito com todos os posts que sempre deixaram (e deixam) uma doçura e um ensinamento... E adoro todos eles..
    Muito obrigada por tudo!
    E por falar em ensinamento... linda mensagem. Adoro as lições de Buda... Como não "reparamos" que a natureza recebe, carrega e leva tudo que chega, independente da intenção... Não esbraveja, muitas vezes apenas não aguenta. e retorna dessa forma..
    Precisamos de mais leveza , entendimento, simplicidade , pra tambem receber, mas não absorver e aprender com tudo que nos chega, de uma forma ou de outra..

    Um beijo e obrigada por esse tempo despendido com sincerida às BCs

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana!

    Adorei a reflexão que o texto proporciona. Saber filtrar o que chega até nós sem apego ou aversão, não é algo tão fácil, mas vamos tentando e quando a gente percebe, está mais fácil lidar com alguns acontecimentos externas .

    Um abraço e desejo que esteja bem.
    Feliz fim de ano para você e família.

    Sônia

    ResponderExcluir
  6. 🕊️Um novo ano vai começar, lembre-se de sonhar para que você continue a ter motivos para ser feliz.🕊️

    Feliz 2021, querida amiga Ana Paula!
    Ensinando humildade, Buda.
    Bjm carinhoso e fraterno de gratidão
    😘🏡🙏🙌

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula