Pular para o conteúdo principal

Aulas, material, métodos de estudo


Por aqui, as aulas da Júlia já começaram, precisamente na segunda-feira, dia 27.
Mudamos de cidade e de escola, embora essa escola seja uma filial da anterior, o que faz com que haja familiaridade com os métodos de ensino, o estilo das provas, ainda assim é diferente pelo fato dela ter que formar novas amizades, conhecer gente nova, professores, o ambiente.

Claro que ela sentiu ter deixado amigas lá na outra cidade, porém a tecnologia tem sido aliada e mantido essas amizades sendo nutridas.

Nos dias que antecederam a volta às aulas, nós fomos comprar o material escolar e na fila para os caixas acabamos rindo da situação! Haviam pais com carinhos de supermercados para acomodar tantos itens. Eu e ela segurávamos nas mãos, as poucas coisas que compramos!
Aqui abaixo a foto com o material, que na verdade foi comprado apenas o bloco de papel para fichários, canetas, régua e lapiseira com grafite. Todas as canetinhas coloridas ela já tinha e vai reutilizar.

Ufa! Confesso que é uma alegria chegar a essa fase! Alegria que também se traduz em economia!

Já fiquei mais de uma hora encostada num balcão de papelaria com uma lista de material de duas folhas com exigências de cor, gramaturas, texturas, uma infinidade de coisas...
Curtimos aquela fase, mesmo questionando sobre a necessidade de tudo aquilo.
Chegar em casam etiquetar tudo aquilo, encapar.
E agora, tudo é muito mais sucinto. A mochila foi lavada, assim como os estojos, não há sequer lista. Cada aluno compra o que vai utilizar no seu dia a dia.

Ao longo do ensino fundamental II, Júlia foi aprendendo e desenvolvendo com a ajuda das pedagogas da escola, métodos de estudo.
Foi conhecendo o seu próprio perfil, pois há alunos que são mais auditivos, outros visuais, e para cada cada indivíduo há maneiras que se adequam melhor na hora de estudar.

Ela, com o que aprendeu com as pedagogas, foi buscando também na internet maneiras que complementassem o que ela queria. 
E acreditem, há um"universo" de meninas e meninos que disponibilizam no youtube, no instagram seus métodos de ensino.
Assim, Júlia chegou às fichas de estudo, onde faz um resumo e organiza cada tema, cada assunto, aproveitando para deixar visualmente bonito com as canetinhas coloridas e o "lettering", essas letras bonitas e enfeitadas!



Que nossas crianças se sintam acolhidas no ambiente escolar, motivadas a aprender assim como os professores a ensinar!

Para os que ainda estão curtindo as férias, aproveitem cada pedacinho e para os que retornam às aulas por esses dias, muita alegria no reencontro com colegas e professores!

Conta aqui pra gente, como está esse período? Material já comprado, expectativas?!

Comentários

  1. Aqui ainda fim de férias na praia e retorno aula só dia 17. Mas antes de sair, todos livros comprados ,faltam apenas as miudezas...Ainda bem!!! Lindo ano letivo pra Julia! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ana Paula!

    Considero a praticidade, uma felicidade! E ainda economizar, é bom demais.

    Laura e eu fizemos uma mudança desta, de cidade, quando ela saía do maternal para o Fundamental I. Se adaptou muito melhor do que eu imaginava. E o método de estudo também era o mesmo da escola e cidade anteriores.

    Agora estamos na contagem regressiva para que ela inicie, no dia 3 de fevereiro, o 6 ano e então a nova fase no Fundamental II.

    Material todo pronto, cadernos encapados, etiquetados e miudezas aproveitadas do ano passado!

    Sucesso para elas, Júlia, Laura e todos quantos estão já iniciando a volta às aulas!

    Beijo!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, como você bem disse, aproveitamos a época de ficar uma hora no balcão pra comprar todos os materiais prescritos com exigências pra cada um. Materiais que as vezes nem são usados. Nessa fase das meninas há muito reaproveitamento mesmo, aqui Tb é assim. Que bom que Julia está se adaptando à nova escola e fazer novas amizades é fichinha pra elas.
    Aqui Maria está contando os dias pra retornar. Sempre assim. E as perguntas sao: em qual sala vou estudar, quais amigas virão comigo (pq há rodízio). Será que vai chegar aluno novo?
    Enfim.... Volta as aulas 😊

    Beijos e bom Retorno Júlia!! ❤️

    Tê e Maria 🖤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula