Pular para o conteúdo principal

Mãe, você é feminista?


A fotografia foi feita no último final de semana de setembro, quando minha filha foi convidada a participar como mediadora de um evento na escola chamado Fórum Social. O evento foi para alunos do oitavo ano; Júlia ( de blusa amarelo-mostarda ) está no primeiro ano do ensino médio e como em anos anteriores ela participou ativamente, nesse ano recebeu o convite para mediar alguns fóruns que tratam de questões atuais, por vezes polêmicas da sociedade. Ela se envolveu, pesquisou, se preparou, chorou de emoção por ser seu último evento nesta escola ( vamos nos mudar em breve ).

Mas, não é sobre o evento que quero falar e sim sobre um assunto que dá título à essa postagem.

"Mãe, você é feminista?"

A pergunta foi feita pela minha filha há alguns anos e essa fotografia, as conversas que tive com ela sobre o evento me suscitaram a abordar o tema.

A resposta imediata que eu dei foi um balançar de cabeça nem pra lá, meio para cá, arregalei um pouco os olhos e aí ela me interrompeu:

"Já sei, já sei que é uma resposta complexa, demorada e agora eu tenho que voltar para a escola, em outro momento conversamos!"

Não e sim. Começamos dessa forma o diálogo.
Não sou feminista e sou feminista.

A avó paterna da Júlia, hoje com 94 anos sempre conta histórias da infância dela e se recorda com imenso carinho.

"Ele era um homem muito bom, mandou fazer escola lá na fazenda, trouxe professora, mandava fazer merenda para as crianças, mas eu e minha irmã, ele não deixava ir para a escola, só os meninos podiam. Ela tinha muito medo que a gente escrevesse carta pra namorado."

Cresceu e viveu analfabeta a minha sogra. Então eu sou feminista.

Contei-lhe de uma situação onde a Júlia ainda não era nascida.
Eu estava com o Bernardo em uma livraria numa palestra sobre algum tema ligado ao feminismo. Em algum momento ele deve ter feito alguma birra, algum choro e eu fiz algo para acalmá-lo quando ouvi uma voz vindo detrás:

"Ai que nojo de menino, de mãe de menino, por isso que os homens são essas m@#*das que são". Então eu não sou feminista.

Na minha juventude eu li um livro que foi impactante para mim - Flor do Deserto. Escrito por uma modelo de um país africano onde se pratica até hoje a extirpação do clitóris das meninas, a sangue frio, com navalhas sujas e enferrujadas. As que sobrevivem carregam sofrimento intenso ( são costuradas a sangue frio também de qualquer jeito ).

Pelas meninas do nosso Brasil invisível que se casam aos 11, 12 anos, pelas meninas africanas que sofrem tamanha violência com essas mutilações, pelas que são privadas de acesso à escola, ao exercício de uma profissão, eu sou feminista.

Com a disseminação de conversas, encontros pela internet, participei de alguns ligados ao movimento feminista e aprendi muita coisa.

O feminismo é diverso. Há inúmeras causas. Há o feminismo camponês, o feminismo indígena, evangélico, católico, feminismo negro... e também o feminismo radical que, ao meu ver, contamina muito das boas causas.

Mães de meninos, são demonizadas. Dona de casa é um ser abominável, completamente incompatível com o feminismo, segundo as radicais. Ou seja, onde a base de qualquer movimento seja o ódio, para mim não funciona.

Minha filha entendeu perfeitamente meu posicionamento. Disse já haver percebido esse ódio que separa e gera conflitos.

É maravilhoso ver que a sociedade está mudando, mas que seja com base, firme e sólida no amor.




Comentários

  1. Ana,em primeiro lugar, adorei a foto e tão bom ver a Julia engajada nesses eventos. Pena ela ficou triste por ser o último na escola...Mudanças à vista? Quando der me "enfronha",rs Curiosa a velhinha,né?

    E quanto ao texto e pergunta, foste brilhante nas respostas. Mostrastes muito bem a complexidade de dizer SIM ou Não... Nesse caso, muito bem mostrado e exemplificado, temos justificadamente os DOIS! Vale sempre muito passar aqui e te ler! beijos pra todos! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom olhar por todos os ângulos e aprender que a realidade pode ser mudada. Tem como ser diferente diante desta que parece uma compulsão por ser ou não feminista. O melhor é ser forte.

    Ana Paula, a foto da Júlia com as meninas, inspirando os dizeres do cartaz, me deixou feliz por vê-las fortes e corajosas.

    Beijo!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  3. Ana quanta inspiração e empenho, que vai além de uma simples resposta...
    Faz os filhos perceber o que está além de uma palavra, um significado, é tocar a alma, é despertar...
    O budismo tem um ensinamento desse tipo, onde os monges são ensinados a não tocar nas mulheres, porém se você ver uma se afogar você ajuda ou segue a regra... enfim, esse é o sentido, avaliar o que está além do que podemos ver... É tirar as travas dos olhos, é ver o essencial aos olhos e ter como motivação o amor e não o ódio.
    Lindo de viver o post, a foto...
    Beijos doces,
    Ju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula