Pular para o conteúdo principal

Dias tristes

As bandeiras na escola onde Júlia estuda, estão a meio mastro. Ontem, segunda-feira, um garoto do nono ano cometeu suicídio.

As aulas estão suspensas. O clima é de consternação entre todos. Impossível imaginar a dor desses pais.

Ouvimos muito, especialmente durante o mês de setembro, que é voltado ao combate ao suicídio ( fiz duas postagens sobre este assunto ), mas nunca tínhamos passado por essa situação de maneira tão próxima.

Minha filha chegou chorando em casa, mesmo ela não conhecendo o garoto. Acolhi-a com um abraço e ao longo do dia foram muitas conversas. Ela me mostrava a cada momento as mensagens dos amigos, acolheu também amigas que estavam bastante abaladas, mostrou-me os relatos, as postagens, as indignações que surgiram e em meio a toda essa tragédia, está havendo falas bonitas através dos adolescentes, atitudes que surpreendem, reflexões que são importantes e certamente gerarão frutos.

Não somos próximo à família, então tudo o que podemos fazer é nossas preces, para que num primeiro momento possam se sentir minimamente confortados.

Assim que as aulas retornarem, a escola adotará medidas de posvenção e eu voltarei a trazer esse assunto aqui.

Por todas as postagens que minha filha me mostrou, os vídeos gravados, enfim, é possível perceber a fragilidade das crianças para lidarem com situação tão difícil.

Tomara os pais estejam abertos e disponíveis para ouvir, acolher os medos, as questões, as inseguranças.

Admitir que a doença desse século, serão as doenças mentais, é pesado, mas será preciso olhar para isso e de uma maneira a promover a saúde mental, as boas práticas do coração, resgatar e fortalecer a espiritualidade.

Por ora, bons pensamentos e orações para esses pais, luz para essa criança.


Comentários

  1. Noooooooooooooooossa,.que tristeza! Quando acontece ao nosso lado, mesmo não conhecendo a pessoa ou família, só nos resta rezar e pedir LUZ pra sua alma e que todos possam refletir sobre o que anda acontecendo com nossos jovens! Muito triste! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Ana, quando algo acontece tão perto da gente, realmente abala, assusta e chacoalha a todos...
    Um assunto muito triste, mas que vai além, precisamos despertar urgente....
    Mais um grito de socorro na sociedade, porque especialistas dizem que o suicídio é uma maneira de acabar com o sofrimento, com a dor... Uma dor da alma, da mente...

    Deus ampare essa família, porque com certeza a dor é imensurável...
    Muito triste esse fato...
    Precisamos sempre estar em oração por nossos filhos, os jovens...
    Muito triste!
    Abraços,
    Ju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula