Pular para o conteúdo principal

Espalhar sorrisos

No último final de semana, eu e minha filha fomos a um festival literário e musical num parque aqui da cidade e lá encontramos o diretor do ensino fundamental II da escola onde ela estuda.

Assim que ele a viu, deu-lhe um abraço demorado e segurando em suas mãos foi dizendo:

"Ah! Que saudade que eu tenho do teu sorriso por aqueles corredores. Como fazia bem te ver sorrir por ali enquanto você caminhava. Sua alegria se espalhava ali. Como eu sinto falta desse sorriso! "

Confesso que me enterneceu o coração.

Um diretor que não falou em notas, em desempenho, indisciplinas, conquistas, dificuldades. Alguém que falou em sorriso. Em como é bom encontrar um sorriso no caminho.

a foto é antiga, o sorriso, o mesmo!

A gente ouve tanto "que filhos você quer deixar para o mundo?"e de repente saber que tem gente espalhando sorrisos é muito feliz isso!

Certo dia, minha filha disse que nós pais não sabemos como eles são exatamente dentro da escola; que nós temos uma noção que é passada pelos professores e até alguns colegas - é tagarela, é quieto, presta atenção, fica olhando borboletas na janela, mas o jeito exatamente, não estamos lá para saber.

Alegrou-me saber que seu sorriso brota fácil, espontâneo, e é mesmo uma tradução de alegria!

Cada criança tem sua marca para imprimir ao mundo. Um sorriso, um desenho, uma voz a cantar... ah sã tantas coisas.

Que a vida não os faça perder o que há de natural e belo neles. 
Que nós, cuidadores e responsáveis por esses seres ainda pequenos, saibamos cultivar e ajudar a que deixem marcas positivas por onde passarem.



Comentários

  1. SHOW!!!Que maravilha isso! Quanto bem faz!! Adorei esse Diretor e saber valorizar sorrisos é demais! Parabéns! E que sorriso mais lindo! Coisa boa! Saibamos todos ver, perceber essas coisinhas que para uns, passam batido... ADOREI! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que honra, Ana Paula, um privilégio ouvir assim de um filho! Por vezes, falta essa paixão pelas pessoas, especialmente nos líderes. Mas, hoje, li uma frase pelo whats que logo me recorreu à sua postagem:

    "Se você quer mudar o mundo, vá para casa e ame sua família".

    Bom dia com sorriso mais adorável da sua menina!!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, que maravilha de mensagem! Saber que de um diretor , que tem olhos e ouvidos atentos para a disciplina, a ordem e a educação em geral, procurar Sorrisos e um sorriso especificamente, é de ficar com o coração explodindo de emoção, de ternura, de alegria.
    Sua filha está certa, não sabemos da missa metade de como eles são na escola. Vejo isso pelas coleguinhas dela. Com a gente quase não ouço a voz. Maria fala: "Calada a fulana Mamãe? Mas não é mesmo"

    Como a gente sente falta de sorrisos, da ternura da criança, da sensibilidade de pessoas que valorizem as pequenas coisas da vida que faz falta a todos nós.

    Como numa escola que já vi por uma reportagem na TV, queria que as escolas tivessem a disciplina Felicidade! Ia render emoções não é mesmo?

    Beijos querida Ana

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhosooooooo!!!!!
    Muito tocante e singelo, chego a ficar com os olhos cheio de água.
    Como é bom encontrar pessoas que veem além dos olhos...
    Que foto linda de viver!!!
    Que essa essência nunca se apague com as turbulências da jornada... Que esse sorriso ilumine muitos caminhos...
    Beijos doces,
    Ju.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu menino, 21 anos!

  26 de janeiro de 2024. Celebramos hoje 21 anos da vida do Bê! Que felicidade, que alegria imensa poder celebrar a tua vida meu filho querido! Cuidar da tua vida tão preciosa foi um presente para mim e eu o fiz com amor e dedicação. Falhei, fiquei aquém muitas e muitas vezes; saiba porém que procurei oferecer o meu melhor. Certa vez li algo assim: "não menospreze os clichês, as verdades tão repetidas que chegamos a achar bobagens". Criar filhos para o mundo é um desses clichês, que a gente fala principalmente quando  nossos filhos são pequenos, e agora é realidade! As asas estão prontas para ganhar e receber o melhor do mundo! O ninho de nossos corações sempre estarão aqui para te acolher.  Te amamos filhos 💙

A simplicidade do perdão na maternidade

"Anthony Ray Hinton passou trinta anos no corredor da morte por um crime que não cometeu. Ele estava trabalhando em uma fábrica trancada na hora do crime do qual foi acusado. Ao ser preso no estado do Alabama, foi informado pelos policiais que ia para a cadeia porque era negro. Ele passou trinta anos em uma cela minúscula, e só podia sair uma hora por dia. Durante o tempo que passou no corredor da morte, Hinton se tornou conselheiro e amigo não apenas dos outros prisioneiros, 54 dos quais foram mortos, mas do guardas também, muitos dos quais imploraram que o advogado de Hinton o tirasse de lá. Quando uma decisão unânime da Suprema Corte ordenou sua soltura, ele finalmente estava livre para sair.  “Uma pessoa não sabe o valor da liberdade até que ela lhe seja tirada”, disse-me ele. “As pessoas correm para fugir da chuva. Eu corro para a chuva. Como poderia uma coisa que vem do céu não ser preciosa? Tendo sido privado da chuva por tantos anos, sou grato por cada gota. Apen...

Florescer em meio às adversidades

Eu devia estar deixando a adolescência e iniciando a minha juventude quando descobri/aprendi que a palavra crise, no ideograma chinês, trazia consigo o significado de oportunidade. Toda crise então, carregava em si uma oportunidade, talvez ainda não revelada. Por um certo tempo, aquilo me serviu. Um emprego em que eu não era chamada, ou quando era demitida, lá estava a oportunidade de algo maior. O mesmo para algum "paquera" que não dava em nada, certamente haveria uma outra, uma melhor oportunidade me aguardando lá na frente. A palavra crise dos chineses não me serviu quando a crise era muito mais que uma crise. Um luto, uma traição... nestes casos era difícil enxergar uma oportunidade lá na frente. Perder um pai, uma mãe, um filho. Que oportunidade haveria nisso? Senti que era raso aquilo que por um tempo havia me servido. Cresci sendo ensinada a ser uma boa pessoa; rezar; bater três vezes na madeira para não atrair coisa ruim; pular ondas; vestir a cor certa para um...