Pular para o conteúdo principal

O primeiro salário

Semana passada, me filho mandou-me mensagem dizendo que tinha caído na conta seu primeiro salário. Era possível sentir a alegria dele nas exclamações!
Eu lhe respondi imediatamente assim:

"Alegria meu filho!!!
Que nunca lhe falte o sustento.
Que você tenha em teu coração espaço para a generosidade.
E seja multiplicado muitas e muitas vezes teu salário!
Sabedoria no uso. Te amo
Mamãe".

Dentre os inúmeros "itens" que nós, responsáveis por educar e criar uma criança, está a educação financeira.

Embora eu tivesse lido bastante sobre o tema e sua importância, confesso que nunca consegui seguir à risca, ou mesmo por longos períodos as recomendações de, por exemplo, dar inicialmente uma "semanada"para a criança ao invés de uma mesada.

Dar quantia equivalente à idade da criança. Fazer cofrinho. Separar em envelopes. Enfim, as dicas para exercitar as habilidades financeiras eram diversas.

Porém, introduzimos na educação deles, o olhar para as contas e gastos de uma casa. Eles participavam da elaboração de listas de mercado e estimativas de gastos. Comparávamos o preço de calçados antes de comprar. Muitas vezes, mesmo tendo o dinheiro, a gente os fazia esperar mais um pouco para que fosse valorizado o ganhar. Então, logo cedo, eles perceberam que não era algo mágico ir até um caixa eletrônico e sair dinheiro lá de dentro. Havia todo um processo, todo o trabalho.

Eu sinceramente não sei como meu filho lidará com o seu próprio dinheiro. Ele teve exemplos, mas sabemos que muitas vezes, exemplos não bastam. Às vezes filhos querem ir por caminhos mais difíceis, apesar dos conselhos e exemplos...

Alguns dias depois de ter recebido seu salário, ele veio para casa e conversamos de maneira bem espontânea. Ele me disse que havia colocado um pouco de dinheiro na poupança. Os amigos haviam saído para comprar tênis, mas ele não quis ir. Ficaria um pouco mais com os calçados que tem.
Pagou todas as suas contas e disse para o pai que não precisaria dar dinheiro a ele.

São boas atitudes, a gente espera que se mantenha. Ele também está motivado a aprender sobre finanças - está finalizando a leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre - eu ainda não li.

Salientei novamente a questão da generosidade. Dar, ser generoso. Ele acolheu as palavras, vai refletir.

Eu sei que é um exercício, uma prática a generosidade.

Deixo aqui palavras da monja Jetsuma Tenzim Palmo:

"O ato de ser generoso significa termos aberto nossas mãos e coração. É uma maneira muito bonita de  nos relacionarmos com os outros".

"As coisas materiais são boas para começar, mas também podemos doar outras coisas, assim como nosso tempo, a nossa simpatia, a nossa presença e um coração destemido quando os outros precisam de nós".

A prática de lidar com o dinheiro é constante. Temos que aprender e nos preparar para tempos de abundância e também escassez. E junto a tudo isso praticar nosso coração generoso de muitas maneiras possíveis.


Comentários

  1. Que legal saber que nosso gurizinho querido já está nessa fase e recebeu seu primeiro salário.

    Tenho certeza saberá bem valorizar seu esforço pra consegui-lo e terá todo cuidado. E quanto à generosidade, ela é preciso ter. Porém até nela, equilíbrio vale ter;;; Pode sempre aparecer que tente se aproveitar de quem bonzinho é...

    Boa sorte pra ele e PARABÉNS! Fico feliz! beijos pra todos vocês! chica

    ResponderExcluir
  2. Ana, o coração deve estar transbordando com tamanha atitude do filhão! Deus abençoe!!!!!
    Sabemos que o aprendizado as vezes vem de explorar o novo, de experimentar novos caminhos... Sabemos que com o erro também é uma forma de aprender, mas de qualquer maneira o nosso papel e responsabilidade de ensinar, precisa existir...
    Aqui também não damos mesada, mas inserimos o Vitor nas conversas sobre despesas, gastos, e a quando ele deseja algo vamos juntos avaliar preço, necessidade, vontade, etc...
    Acredito que não tem manual pronto, a não ser aquele que a gente cria e adapta conforme as necessidades da família, porque cada filho (a) é de um jeito...
    Lindo gesto do filhão, já está seguindo o caminho da sensatez, que Deus abençoe e guie nesses passos... Sabemos que existem muitas influências, escolhas próprias, mas tenho certeza que a boa sementinha foi plantada. Lindão!!!!
    Que delícia receber o primeiro salário, poder fazer escolhas.... Gratificante!
    Linda suas palavras, sua mensagem, Ana!
    Beijos doces,
    Ju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula