Pular para o conteúdo principal

Ampliar a visão

Eu havia proposto, a mim mesma, que falaria sobre esse assunto somente no final deste ano, quando o assunto seria então algo do passado.
Várias coisas aconteceram, externamente, dentro de mim e resolvi então trazer o assunto para cá e abordá-lo em duas frentes: o dever e, como coloquei no título, ampliar a visão.

Aqui está uma entrevista recente que meu filho deu para um site. Convido-os a clicar aqui e passar um olho para saber do que estou falando.

Neste ano, meu filho é um militar.

Estamos vivendo um momento histórico marcado eu diria por ser perigosamente raso. Olhamos uma notícia, ou melhor, uma manchete, uma fotografia e já deduzimos "ah, então ele é isto ou aquilo; eu tinha certeza... que decepção". Pior ainda é restringir tudo a: direita ou esquerda.

Vamos falar primeiro de dever.
Cidadão - direitos - deveres.

Acho que estamos nos esquecendo dessa palavra - dever, ou mesmo estamos desenvolvendo uma espécie de aversão a ela. Podemos sim questionar, pensar e agir "fora da caixa", mas viver implica em deveres também.

O serviço militar é um dever. Se você tem um filho homem, essa é uma possibilidade para ele cumprir.

Meu filho, quando escolheu a instituição na qual queria estudar, ele estava ciente de que haveria de cumprir um ano como militar lá dentro. É obrigatório, é dever a ser cumprido para quem quer estudar lá.

Ampliar a visão.

Alex Castro faz um elogio às forças armadas de maneira a ampliar a nossa visão.
Coloco aqui um trecho do que ele escreveu:

Além disso, aqui de fora, do mundo civil, é fácil esquecermos a dureza da vida militar.
O militar de carreira, o que tem mestrado e doutorado em Engenharia Militar ou Estudos Estratégicos, é um profissional do caos, da morte, do horror. Ele passa toda a sua vida se preparando para funcionar nas piores circunstâncias possíveis e imaginárias, sabendo que só será chamado para atuar quando todas as alternativas tiverem falhado.
Respeito alguém que faz essa escolha.

Tragédias como, infelizmente a de Brumadinho com o rompimento da barragem, contaram com o incansável trabalho de militares.

Ser um militar não te faz um ditador, torturador. Precisamos deixar esse tipo de pensamento e ampliar a nossa visão.

No final do ano será a formatura de meu filho, encerrando essa etapa, cumprindo esse dever como militar.

O treinamento inicial dele e seus colegas, inclusive meninas, não foi nada fácil, especialmente a sobrevivência na selva. Mas eles conseguiram, se fortaleceram, passaram a olhar para o mundo com um sentimento de gratidão.

Ele segue aprendendo lá e eu aprendo, revejo conceitos, amplio minha visão aqui!



Comentários

  1. Ana Paula, vou te confessar uma coisa...
    Durante a madrugada, cheia de dores , li sozinha esse texto e também o artigo que fala no Bernardo e suas colocações e depoimentos. Voltei pra cama, fiquei nele a pensar. Sempre me orgulhei desse gurizinho querido que desde o tempo dos seus "Trilhos do Bernardo" mostrava foco, firmeza de pensamentos e muitas coisas boas a ver.

    Hoje, fico orgulhosa demais de vê-lo assim, tendo tanto conseguido, por seu esforço e não de graça, pelas horas de lazer perdidas, pelo tanto quanto sei ele estudou e a sério levou.

    Adorei quando recebi a notícia, era como se fosse meu filho ou neto tendo um grande feito desses. Agora cedinho pela manhã, li pro Kiko e Neno o texto ,teu e o artigo durante o café em família. Não posso deixar de dizer que vimos que assim como Bernardo tem foco, tem firmeza de pensamento, quantos outros( que pude ver pelos comentários lá no artigo), estão precisando AMPLIAR O FOCO DE VISÃO e crescer, deixar de ser burros e ignorantes e tentar ver divisão em tudo... Desculpa, mas não aguentei e tive que colocar o que penso pra fora no que se refere aos ciumentos, invejosos, os que colocam quem algo consegue pra baixo... E todos nós parabenizamos a ti, teu marido, ao Bernardo e pelas conquistas que apenas estão começando. Temos certeza que muito mais virá! Torcemos! E torcemos também para que o resto, cresça em sabedoria, pois anda faltando muiiiiiiiito por aqui!


    beijos pra todos vocês, chica

    ResponderExcluir
  2. Aninha, como dói "as vezes" ser mãe, minha linda...
    É maravilhoso, mas dói deixar ir, dói deixar os filhos aprender com suas próprias pernas e experiências... Doí, ver e ouvir julgamentos vazios, sem o mínimo de conhecimento, mas a verdade é bem essa que vc falou, com certeza temos sim muitos deveres e responsabilidade, que não da para escapar... Na verdade, muitas pessoas dão um jeitinho brasileiro de escapar, essa que é a verdade...
    .
    Ana, amei as palavras e as fotos do seu pequeno grande Bernardo... É como ele mesmo disse, está somando conhecimento, aprendizado, para a vida e a carreira também...
    Ana, sei que coração de mãe as vezes fica apertado, apreensivo, mas de ante mão quero dizer: Parabéns!!!! Parabéns por esse filho lindo, esforçado e muito dedicado, além de um talento nato. Que orgulho, Ana... Parabéns, Deus abençoe.
    .
    E se o coração apertar, converse com Deus, peça que abençoe os caminhos do Bernardo e depois confia....
    Coração de mãe as vezes dói, se preocupa, mas também transborda de amor e alegria...
    Beijos doces,
    Ju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula