Pular para o conteúdo principal

Na casa da vizinha


O projeto Na Casa da Vizinha é uma blogagem coletiva que acontece no terceiro domingo de cada mês, e é organizada pelas meninas Tê Nolasco do blog Bolhinhas de Sabão para Maria e Cris Philene do blog Prosa de Mãe.
Nesse mês, trazendo como tema "A cobrança do segundo filho".
Vamos lá?!


Bernardo, meu filho com dois anos, e Júlia, minha filha no ninho com 38 semanas ( foto analógica! )

Bem, eu também não tive a cobrança do segundo filho e pensei em não participar dessa blogagem. Mas é uma interação tão gostosa que eu resolvi abordar o tema de uma outra maneira já que não senti pressão ou cobranças.

Durante essa semana, enquanto via a chamada que as meninas fizeram pelo Instagram, convidando-nos a participar, li muitos comentários e a maioria deles referia-se ao quão desagradável são essas pessoas, a sociedade que insiste nessas falas de questionamentos, imposições ( tem que ter irmãos ).

Fiquei pensando nessas pessoas, nessa sociedade. Quem são?
Somos nós, são nossos filhos que estão crescendo. Aquela pessoa chata, foi um dia uma criança que talvez não tenha sido orientada.

Nós, mães, avós, tias, madrinhas, precisamos ficar atentas às nossas próprias falas, frases e a de nossos pequenos.

Muitas vezes não é por má intenção, com objetivo de ferir, mas acaba acontecendo.

Eu já peguei muito no pé dos meus filhos e acho que a orientação foi assimilada. Claro que sempre há mais a aprender.

Era muito comum, amiguinhos interfonarem aqui e chamarem meus filhos para descerem par brincar. Ao ouvirem um "não, desculpa, não posso, tenho um compromisso" uma enxurrada de indagações começam - mas onde você vai, com quem, o que vai fazer...

Temos curiosidade e isso é bom, mas também precisamos saber dosar essa curiosidade, direcioná-la para momentos específicos, pessoas certas.

E outras tantas vezes achamos que existe uma verdade, e nós somos portadores dela, então surge as falas protocolares "casamento sem filhos é jardim sem flor" "filho único é reizinho".

Vivemos durante séculos sobre o aprisionamento do primeiro filho varão, de proles grandes, de problemas de fertilidade serem apenas da mulher. E atualmente são tantas as possibilidades.

Não há verdades impostas, cada um, cada família sabe o que pode ser melhor, as dificuldades, sejam elas econômicas, de saúde, emocionais.




Se eu pudesse escolher, gostaria que eles continuassem assim juntinhos como foi na infância.
Sei que isso pode não acontecer. Eles estão crescendo, os caminhos vão se delineando, então "dar um irmãozinho"não significa que exista garantias de companheirismo e união pelo fato de serem irmãos.

Vamos ensinar nossas crianças, quando estiverem em terrenos delicados, a fazerem perguntas que não machuquem, não invadam. Isso vem com o tempo, mas é preciso mostrar, conversar, apoiar o amadurecimento nessas questões.

Uma fala compassiva é tão bela, acolhedora, potente e pode ser aprendida, exercitada. Vamos juntos?!










Comentários

  1. Ana, que coisa mais linda! Teu enfoque foi maravilhoso. Como tu, não tive cobranças...
    E tu conseguiste passar uma linda lição de vida aqui! Dá uma saudade enorme ver as crianças assim pequeninhas, dependentes de nós... Mas não é assim! Congelar? Não podemos,rs...
    Adorei! Desejo ótimo e feliz Natal pra vocês todos! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida! Obrigada por participar mesmo não tendo sido cobrada, mas a Blogagem Coletiva é justamente focada nisso, a experiência de cada mãe. A solidão materna existe em um coração de mãe, já em outro, como foi o seu e da Chica não existe. A cobrança existiu do meu lado e já do seu e da Chica não.. Então fiquei feliz por ter passado sua experiência.. Adoro ler você!
    Quanta foto linda, ou melhor dizendo, quanto momento lindo.
    Eu concordo com você que nem sempre é por maldade perguntar, até mesmo a gente tem algumas perguntas , conversas com as pessoas por simples prazer em conversar ou por ser natural, mas eu já ouvi coisas desagradáveis, como ter um filho só é ruim, ela pode cobrar mais tarde e o que mais me incomodou, ou doeu, foi ter escutado "Maria nunca saberá o que é ter um irmão" Isso foi de uma grande amiga, ela tem duas meninas.
    Mas passei por cima justamente por ser uma pessoa do bem. Teve um momento infeliz.... creio!

    Como você bem disse, vamos ensinar aos nossos filhos a terem cuidado com certas questões.. Não há perfeição no aprendizado nem nos ensinamentos, nem em nós mesmas, muitas vezes cometemos deslizes, mas é preciso aprender, ter cada vez mais empatia e lembrar sempre que cada pessoa tem sua história de vida e suas razões de não ter vivido como a sociedade impõe.

    Mais uma vez muito obrigada. Adorei ler você!

    Beijos doces meu e da Maricota ♥

    ResponderExcluir
  3. Que lindos registros! E que satisfação vir aqui e ver sua postagem, pois é justamente o que queremos saber a opinião e visão tanto de quem sentiu pressionada com as cobranças, tanto aquelas que foi simples acontecer a chegada do segundo filho. Nós cobramos demais, de nós mesmas, dos outros... De olhar e perceber que escolheu o caminho diferente e questionar. Esta certíssima em abordar que todos somos responsáveis, precisamos ensinar e incentivar a empatia. Delícia de blogagem e seu texto complementou. Obrigada por vir conosco! Obrigada pelo carinho, bjs, Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, que bom que você participou...
    Como sempre muita solidez nas palavras, doçura, carinho.
    Concordo plenamente, precisamos as vezes nos policiar nas palavras... E com os filhos estou vivendo exatamente isso, ensinando meu filho a sanar as curiosidades com ponderação, observando a situação e as pessoas.
    É um processo continuo de viver, aprender, ensinar...
    Amei as fotos, obrigada por suas palavras e visão tão coerente e lucida, que concordo e estou vivendo na prática aqui em casa... Faz parte né, vamos vivendo e aprendendo.
    Acredito que as perguntas na maioria são curiosidade, mas podemos sim repensar para não magoar... E no mais, não levar tudo a ferro e fogo, seguir na leveza que a vida merece....
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu lado espiritual no pós pandemia

Comemorando mais um ano do blog Espiritualidade , que completa 14 anos, a Rosélia nos convida a refletir e interagir sobre como estamos progredindo na Espiritualidade após a pandemia. Então é com muita alegria que participo desta festa e parabenizo a Rosélia, sempre tão presente em nossos blogs, sempre cuidadosa e inspirada nas suas postagens e que segue semeando a fraterna interação aqui na blogosfera! "Às vezes, as pessoas têm a noção equivocada de que a espiritualidade é um departamento separado da vida, a cobertura da existência. Mas, corretamente entendido,  é uma consciência vital que permeia todos os reinos do nosso ser" A frase acima é do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast e eu a escolhi assim que a li porque ela descreve como eu vejo e sinto o meu lado espiritual nesse pós pandemia. Achei muito pertinente a escolha do tema pela Rosélia pois tenho a sensação de que a pandemia está caindo no esquecimento e, para mim, tudo o que vivenciamos lá naquele tempo ainda

Comicheira

💜   Vamos brincar com a Chica 37 💜 A palavra da semana é comicheira. Bastava batuques ouvir, dava comicheira nos pés. E vocês, já estão com comicheira para brincar nesta ciranda?! Participe também lá no  blog Sementes da Chica.

Embeber-se de azul

 Botando a cabeça para funcionar é uma ciranda de brincar, uma blogagem coletiva da nossa querida Chica, que acontece todos os dias 5, 15 e 25, quando ela apresenta uma imagem para inspiração livre em comentários ou postagem. Participe também e deixe seu link lá no blog Chica brinca de poesia ! O azul, do céu, do mar Meus olhos se embeberam de nuvens, de jangadas, de brisa, de pescador Estava inteiramente presente ali Nutrida com tamanha beleza Não havia fragmentos de medo, correrias, preocupações Presença apenas E o peito reverberando gratidão. Logo cedo fui navegar lá nas águas da Pajuçara do amigo Toninho e ouvir Caymmi...  Deixei-me embalar pela voz maravilhosa e me senti ali diante do mar. Brincar, cirandar é isso: a gente chega tímido, acha que não é capaz e um vai segurando e levando a mão do outro e de repente, estamos lá, inteiros na brincadeira! um beijo ana paula