Pular para o conteúdo principal

O vestibular

São exatamente 11h15min de uma sexta-feira, 23/11/2019. Sol, céu azul com pouquíssimas nuvens e a primeira fase do vestibular escolhido por meu filho Bernardo começará logo mais, às 13h30min. Ele já saiu de casa.


Tentamos manter uma "aparente" normalidade na nossa rotina, sem menções, conselhos de última hora e afins.
As aspas amparando a palavra aparente é mesmo para dizer que sim estamos todos, pai, filha, filho e eu, a mãe que iniciou o almoço às oito e meia da manhã, um tanto confusa se a água da chaleira era para o café ou para o arroz, com emoções que podem ser traduzidas em ansiedade, esperança, confiança, medo, alegria, tristeza. Deve ser tudo isso muito misturado.

De nossa parte, os pais, não há cobrança alguma, apenas apoio para um sonho.

De minha parte, há o reconhecimento de um empenho surpreendente que já acontece há dois anos. Há também o reconhecimento de que é uma prova extremamente complexa. Há colegas de meu filho que estão nessa lida há 4 anos.

Sei, sabemos, que ele pode não conseguir e conversamos e acolhemos essa possibilidade junto a ele.

Nessa manhã não se demonstrou nem pessimismo, tampouco entusiasmo.

É preciso estar aqui, com os braços firmes para assegurar um abraço festivo ou um amparo dolorido.

E estamos falando somente da primeira fase do vestibular. Caso consiga vencer essa etapa, virá a segunda.

A gente vai vivendo e alguma maturidade ( ou mesmo muita maturidade ) adquirimos.

Sonhos de nossos filhos podem ser apoiados mas não significa que se concretizarão. A vida já me ensinou que ela te uma maneira peculiar de ensinar, de se mostrar e por vezes o caminho se mostra absolutamente desconhecido do que antes tínhamos imaginado.

Eu o alimentei cuidadosamente nesses anos de preparação e estudos intensos, suportei mal humor, palavras duras, brigamos, gritei, chorei e também sorri e abracei.

Devem ser cerca de 12 mil candidatos. Então multipliquem todos esses corações entre pais, irmãos, tios, amigos de blog, todos vibrando por esses 12 mil sonhos!

Obrigada por vir aqui nesta manhã de jasmim!

O resultado oficial sairá no próximo dia 29, porém na manhã de sábado será possível ter uma definição, seja ela positiva ou não.

*Notinha 1: Chamei Chica para ser a madrinha deste blog, porque ela é uma inspiração para mim! Consegue alimentar maravilhosamente tantos blogs que ela tem; e eu espero conseguir prosseguir com esse que é para ser uma caixa de memórias para meus filhos!

*Notinha 2: Ainda estou mexendo nas configurações, então pode ser que as cores mudem, assim como as fontes. Um pouquinho de paciência comigo que sou lerdíssima com tecnologias!



Comentários

  1. Ana Paula, são 12,21 e Kiko e es estamos aqui entre arrepiados, emocionados e na torcida pelo Bernardo que está nos trilhos da vida adulta...Lembro tanto do blog dele: Nas trilhas de B...

    Fiquei muito feliz em ter sido escolhida para madrinha e pretendo poder acompanhar tantas coisas boas e notícias dessa duplinha que conheço desde tanto tempo!

    Vamos estar mais juntas ainda! E agora, olho o relógio, imaginando o nervosismo dessa mamãe e papai...

    Parabéns pelo novo blog e boas vibrações pra muito longa vida para ele... E para vocês todos? Nem preciso te dizer! Sabes muito bem como gosto dessa família querida e torço sempre! beijos, tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom ! chica

    ResponderExcluir
  2. Esqueci: adorei o nome do blog...Tão inspirador e poético!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana tudo bem!
    Mais um coração vibrando pelo resultado positivo nessa primeira fase.... Depois vem a segunda.... Mas vamos um passo de cada vez.
    Coloquei uma frase que diz bem o sentimento de agora: Caminhos de paz é sonhas nas nuvens, mas com os pés no chão. Vamos vibrar e apoiar, e que aconteça o melhor. Na torcida, que Deus abençoe...
    Amei o blog, já me inscrevi e quero acompanhar de pertinho também.
    Como tem pessoas espalhando sementinhas boas, que nos trazem boas inspirações, né.... A Chica eu vejo e percebo que é muito querida e muito inspiradora mesmo. Temos que ressaltar as pessoas do bem, porque merecem!!!
    Lindo demais esse novo cantinho.
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Como madrinha feliz, levei o aviso pra 3 blogs meus: canteiros da vida, coisinhas e chica escreve! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu blog. Vi na amiga Chica e vim conhecer. Escolheu bem a madrinha. Desejo sucesso e que conheça muitas pessoas. Esta é uma rede de comunicação e de afetos. Sucesso para seu filho. Lindo o nome do seu blog. Seja bem vinda

    ResponderExcluir
  6. Está começando muito bem tendo a chica como madrinha do blog... vim através de um dos blogs dela.
    Amei as cores, esse tom de rosa seco está muito elegante; o próprio template, dos mais recentemente disponíveis na plataforma blogger foi muito bem escolhido. Está super atualizado, e, com o tempo as pessoas irão se acostumar.
    Desejo sucesso à você e principalmente ao seu filho, Bernardo. Que seja uma carreira promissora e feliz!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana Paula

    Parabéns pelo seu novo blog, pelo Design do mesmo, pelo nome dele e pela madrinha, k você escolheu.

    Se compreende, perfeitamente, sua ansiedade, mas passar isso pra Bernardo nunca.

    Os pais e as mães são o porto seguro e de abrigo de seus filhos e o importante é eles serem felizes.

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu menino, 21 anos!

  26 de janeiro de 2024. Celebramos hoje 21 anos da vida do Bê! Que felicidade, que alegria imensa poder celebrar a tua vida meu filho querido! Cuidar da tua vida tão preciosa foi um presente para mim e eu o fiz com amor e dedicação. Falhei, fiquei aquém muitas e muitas vezes; saiba porém que procurei oferecer o meu melhor. Certa vez li algo assim: "não menospreze os clichês, as verdades tão repetidas que chegamos a achar bobagens". Criar filhos para o mundo é um desses clichês, que a gente fala principalmente quando  nossos filhos são pequenos, e agora é realidade! As asas estão prontas para ganhar e receber o melhor do mundo! O ninho de nossos corações sempre estarão aqui para te acolher.  Te amamos filhos 💙

A simplicidade do perdão na maternidade

"Anthony Ray Hinton passou trinta anos no corredor da morte por um crime que não cometeu. Ele estava trabalhando em uma fábrica trancada na hora do crime do qual foi acusado. Ao ser preso no estado do Alabama, foi informado pelos policiais que ia para a cadeia porque era negro. Ele passou trinta anos em uma cela minúscula, e só podia sair uma hora por dia. Durante o tempo que passou no corredor da morte, Hinton se tornou conselheiro e amigo não apenas dos outros prisioneiros, 54 dos quais foram mortos, mas do guardas também, muitos dos quais imploraram que o advogado de Hinton o tirasse de lá. Quando uma decisão unânime da Suprema Corte ordenou sua soltura, ele finalmente estava livre para sair.  “Uma pessoa não sabe o valor da liberdade até que ela lhe seja tirada”, disse-me ele. “As pessoas correm para fugir da chuva. Eu corro para a chuva. Como poderia uma coisa que vem do céu não ser preciosa? Tendo sido privado da chuva por tantos anos, sou grato por cada gota. Apen...

Florescer em meio às adversidades

Eu devia estar deixando a adolescência e iniciando a minha juventude quando descobri/aprendi que a palavra crise, no ideograma chinês, trazia consigo o significado de oportunidade. Toda crise então, carregava em si uma oportunidade, talvez ainda não revelada. Por um certo tempo, aquilo me serviu. Um emprego em que eu não era chamada, ou quando era demitida, lá estava a oportunidade de algo maior. O mesmo para algum "paquera" que não dava em nada, certamente haveria uma outra, uma melhor oportunidade me aguardando lá na frente. A palavra crise dos chineses não me serviu quando a crise era muito mais que uma crise. Um luto, uma traição... nestes casos era difícil enxergar uma oportunidade lá na frente. Perder um pai, uma mãe, um filho. Que oportunidade haveria nisso? Senti que era raso aquilo que por um tempo havia me servido. Cresci sendo ensinada a ser uma boa pessoa; rezar; bater três vezes na madeira para não atrair coisa ruim; pular ondas; vestir a cor certa para um...